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Plataforma apoia secretarias de educação na transição de governo

Por meio do Memorial de Gestão, dirigentes registram ações realizadas, visando sua continuidade mesmo após troca de governo.

São Paulo, 10 de novembro de 2016 – A plataforma Conviva Educação é um ambiente virtual gratuito que tem o propósito de apoiar o dirigente e a equipe técnica das secretarias municipais de educação. Lançado em 2013, oferece conteúdos, ferramentas e experiências voltadas às áreas da gestão municipal: orçamentária e financeira, administrativa, democrática, estrutura e documentação, pedagógica, de pessoas, alimentação e transporte escolar, além de ambientes voltados ao Plano Municipal de Educação, Memorial de Gestão da Educação Municipal e Indicadores da Educação Municipal.

Atualmente, mais de 5 mil municípios estão cadastrados na plataforma e 1.400 a acessam mensalmente. “O projeto tem como objetivo contribuir para a equidade de acesso à informação, formar os dirigentes e equipes técnicas e fomentar uma rede de troca de experiências”, explica Alessio Costa Lima, presidente da Undime. “Tudo isso resulta em uma melhoria nas condições de aprendizagem dos alunos”, completa. Além disso, o Conviva Educação tem papel importante na organização do histórico de ações conduzidas pelos gestores na Secretaria, o que é fundamental para assegurar a continuidade ou avanços em políticas e projetos bem sucedidos, principalmente em momentos de transição de governos, como ocorre com as eleições de 2016. “A descontinuidade administrativa é hoje um dos principais gargalos na gestão da educação nas secretarias”, diz Karina Rizek, gerente de projetos do Instituto Natura.

Em 2015, 3.300 municípios contaram com a ajuda do Conviva para elaborar seus Planos Municipais de Educação (PME). Uma ferramenta completa foi produzida para que cada Secretaria pudesse elaborar, avaliar e monitorar seu Plano. Além disso, as equipes foram munidas com informações sobre marcos legais, indicadores e orientações para a construção do documento. No mesmo período, 2.000 municípios participaram de formações presenciais para que os gestores e técnicos da secretarias utilizassem a plataforma de maneira mais qualificada.

Em 2016, ano de eleições municipais, o Conviva tem apoiado as secretarias municipais de educação na condução do processo de transição por meio do conteúdo e da ferramenta de Memorial de Gestão da Educação Municipal. Nela, os dirigentes e suas equipes encontram informações sobre as especificidades do período e registram as ações realizadas ao longo da gestão, visando à continuidade das ações mesmo com mudança de governo. Um vídeo elaborado pelo projeto ilustra a importância desse processo: bit.ly/video_transicao

Os aprimoramentos na plataforma são contínuos. Nos últimos meses, foram lançadas a nova página principal, a área e a ferramenta do Memorial de Gestão, a área de Troca de Experiências e a de Programas e Projetos, além da revisão de ferramentas como a de Cadastro do Profissionais de Educação, Convênios e Contratos.

Instituições parceiras e apoios

O Conviva é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações – Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto C&A, Instituto Natura, Itaú BBA e Movimento Todos Pela Educação, e conta com o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) na divulgação para os municípios.

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