Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis realizam marcha , em BH
A última quarta-feira foi marcada pela 2ª Marcha Nacional dos Catadores e Catadoras, em Belo Horizonte (MG). Organizada pelo MNCR – Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, a concentração aconteceu por volta das 8 horas, em frente ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na Avenida Afonso Pena. Em seguida, cerca de 1200 participantes seguiram pela Rua da Bahia e Avenida dos Andrada rumo a Praça Sete.
A ação teve como objetivo defender os direitos dos catadores e catadoras do Brasil, além de celebrar os 15 anos de lutas do MNCR. “ Estamos aqui para fortalecer o nosso movimento, lutar contra a PEC 55 e mostrar que muito sangue foi derramado pelos nossos direitos, afirmou a líder do Movimento no Mato Grosso, Valquíria Pereira de Barros.
Unidos em torno da bandeira do Movimento, os catadores e catadoras reivindicaram pela inclusão social, fim dos lixões, fim do trabalho infantil, reconhecimento e valorização da categoria, e defesa do meio ambiente. Além disso, líderes do movimento demonstraram indignação com a atual política brasileira. “ A marca da nossa trajetória foi sempre unida ao conceito da limpeza, mas a limpeza deve acontecer em todos os sentidos: limpeza da sujeira e limpeza da política. Estamos em luto pelo Senado e Câmara que não nos representam atualmente”, destacou o articulador do MNCR, Alex Cardoso.
Há 15 anos, o MNCR vem organizando os catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora a fim de buscar a valorização da categoria com o objetivo de garantir o protagonismo popular da classe, que é oprimida pelas estruturas do sistema social.
A 2ª Marcha Nacional dos Catadores integrou a programação da 7ª edição da Expocatadores e contou com a participação de estudantes e apoiadores da causa.
Sobre a Expocatadores
A iniciativa é do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT). Em sua sétima edição, é um dos principais eventos realizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil. Trata-se de um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnológicas que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem.
Realizado tradicionalmente na cidade de São Paulo, pela primeira vez o evento acontece em Belo Horizonte como parte das comemorações dos 15 anos de atuação do MNCR, que teve sua primeira célula organizativa no estado de Minas Gerais, principal referência na implantação de programas de coleta seletiva solidária.
Somando-se o público das seis edições já realizadas, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas entre catadores, palestrantes, expositores e visitantes vindos de todo o território brasileiro, das Américas Latina e Central, Ásia e África.
Nenhum comentário