Últimas

Fórum do Desenvolvimento debate as perspectivas para economia brasileira nesta sexta (02/12) no BNDES

Rumos da economia, atribuições do sistema financeiro e papel do Sistema Nacional de Fomento 
na retomada são os principais temas do encontro organizado pela ABDE

Encontro de especialistas ocorre em conjuntura marcada por 
recessão, crise política persistente e redução dos juros

A Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE) realiza nesta sexta-feira (02/12) o Fórum do Desenvolvimento, a partir das 9 horas no prédio do BNDES, Rio de Janeiro.

O evento conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e reunirá especialistas em economia brasileira, contas públicas, sistema financeiro e setor produtivo em debate sobre condições para a retomada do crescimento e atribuições do Sistema Nacional de Fomento nesse processo.

Fazem parte do Sistema Nacional de Fomento os bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep.

Contexto nacional e global - O Fórum do Desenvolvimento será realizado em uma conjuntura desafiadora, caracterizada por dois anos de recessão combinada com crise política persistente e reorganização das contas públicas.

Os especialistas debaterão os rumos da economia em meio ao recente do ciclo de redução de juros pelo Banco Central e dificuldade de ampliação dos investimentos.

Considerando o cenário internacional, o evento será realizado sob o novo contexto global da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, com implicações para a economia mundial, países emergentes e Brasil.

Especialista internacional - Um dos debatedores do Fórum do Desenvolvimento será o economista Jan Kregel, diretor de pesquisa do Levy Economics Institute, especialista em política monetária e política econômica.

Em 2009, em meio à crise financeira mundial, Kregel atuou como relator do presidente da comissão da Assembleia Geral da ONU na elaboração da reforma do sistema financeiro internacional. No fórum ele participará do painel “Sistemas financeiros e o processo de desenvolvimento”.

Entre os participantes do evento estão o professor de economia da PUC e presidente do Instituto Jardim Botânico, Sérgio Besserman, o diretor do BNDES, Ricardo Ramos, o professor da FGV-SP, Nelson Marconi, o professor da Hobart and William Smith College, Felipe Rezende, o pesquisador do Ibre-FGV, José Roberto Afonso, o diretor-superintende do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez e o vice-presidente da ABDE, Marco Crocco.

O presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos, fará a abertura do evento.

Prêmio ABDE-BID de Monografia – O Fórum do Desenvolvimento será encerrado com a cerimônia de entrega do Prêmio ABDE-BID de Monografia e divulgação dos vencedores.

Em sua terceira edição, o prêmio incentiva a formulação de trabalhos acadêmicos dedicados ao tema do desenvolvimento, em especial sobre as atribuições do Sistema Nacional de Fomento nos ciclos de crescimento da economia.

O objetivo é estimular a análise sobre a melhora e a importância do fomento produtivo e sua eficácia no desenvolvimento sustentável.

A programação do Fórum do Desenvolvimento segue no corpo desta mensagem.

Sobre a ABDE – A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta o aprimoramento da atuação de seus associados a fim de que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro.

Sobre o BID – O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece aconselhamento de políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

SERVIÇO

Evento: Fórum do Desenvolvimento - Prêmio ABDE-BID
Data: 02/12/16, sexta-feira
Hora: 09 horas
Local: Edifício Ventura Corporate Towers, Av. República do Chile, 330 – 8º andar / auditório – Rio de Janeiro

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

Tel.: (61) 3049-9577 / 999.260.939
E-mail: luciana.otoni@inpressoficina.com.br

FÓRUM DO DESENVOLVIMENTO / PRÊMIO ABDE-BID DE MONOGRAFIA

Rio de Janeiro, 2 de dezembro de 2016

BNDES – Ed. Ventura Corporate Towers – Av. República do Chile, 330 Auditório 8º andar

Programação (sujeita a alterações)

09 horas – Café de boas-vindas e credenciamento

09h30 – Abertura

MILTON LUIZ DE MELO SANTOS – PRESIDENTE DA ABDE E PRESIDENTE DA DESENVOLVE SP

RICARDO RAMOS – DIRETOR DO BNDES

CEZAR VASQUEZ – DIRETOR-SUPERINTENDENTE DO SEBRAE-RJ

10H00 – SISTEMAS FINANCEIROS E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

JAN KREGEL – LEVY INSTITUTE OF BOARD COLLEGE

MODERADOR: MILTON LUIZ DE MELO SANTOS – ABDE

11H30 PAINEL 1: PERSPECTIVAS ECONÔMICAS – O BRASIL E O MUNDO

BESSERMAN VIANNA – PROFESSOR DE ECONOMIA DA PUC E PRESIDENTE DO JARDIM BOTÂNICO

FÁBIO GIAMBIAGI – SUPERINTENDENTE DO BNDES

JÓSE ROBERTO AFONSO – PESQUISADOR DO IBRE-FGV E PROFESSOR IDP

MODERADOR: MARCO ANTONIO A. DE ARAUJO LIMA – SECRETÁRIO-EXECUTIVO DA ABDE

13H00 ALMOÇO

14H30 PAINEL 2: QUAL DESENVOLVIMENTO QUEREMOS?

MARCO CROCCO – VICE-PRESIDENTE DA ABDE E PRESIDENTE DO BDMG

FELIPE REZENDE – HOBART AND WILLIAM SMITH COLLEGE

NELSON MARCONI – PROFESSOR DA FGV SP

MODERADOR: LUIZ ALBERTO ESTEVES – ECONOMISTA CHEFE DO BNB

16H00 ENTREGA DO PRÊMIO ABDE-BID

Nenhum comentário