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O help desk como porta de entrada para altos cargos em TI


Por *Leonard Wadewitz

Iniciar a carreira atuando em help desk é uma excelente maneira de ter uma visão sistêmica sobre tecnologia da informação, graças à diversidade de conhecimentos exigidos nessa área.

Técnicos de help desk precisam ser capazes de trabalhar com todas as tecnologias em que uma empresa investe. Isso inclui sistemas operacionais, aplicativos, redes, hardware e software, o que exige um real e profundo conhecimento dessas tecnologias. Essa grande exposição permite-lhe não só desenvolver suas habilidades mais complexas, mas também entender com quais tecnologias ele tem mais afinidade.

O profissional que hoje trabalha com a rotina de atender usuários, resolvendo diferentes tipos de problemas, amanhã pode ser um profissional de segurança de TI, administrador de rede, coordenador de help desk ou, até mesmo, CIO.

As habilidades técnicas bem desenvolvidas são essenciais para qualquer profissional de TI, mas isso não é tudo para o progresso na carreira. É simplesmente uma necessidade. É cada vez mais comum ver os gerentes de TI buscando funcionários com fortes habilidades interpessoais, como a boa comunicação, resolução de problemas e capacidade de liderança.

E explicar e configurar o funcionamento de um sistema a uma pessoa que não está familiarizada permite desenvolver habilidades de comunicação e paciência. Ou seja, o dia a dia desse profissional faz com que ele pratique e desenvolva todas as exigências que serão cobradas no decorrer do caminho para cargos mais altos.

*Leonard Wadewitz é Diretor da CompTIA para a América Latina e Caribe

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