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Plataforma tecnológica de serviços de saúde, Docbot orienta sobre sintomas e pode agendar consultas médicas

ü Ferramenta dotada de inteligência cognitiva e artificial disponibiliza observação de sintomas, orientação remota e agendamento de consultas médicas presenciais

ü Lançamento inédito no Brasil estará ainda em 2017 em outros países da América Latina

ü Solução tem acordo para utilizar APIs (Application Programming Interfaces) de inteligência artificial da Microsoft e da IBM


São Paulo, janeiro de 2017 – Chega ao mercado brasileiro o Docbot, primeira solução de chatbot voltada exclusivamente para o setor de saúde, que disponibiliza em um único lugar os serviços de esclarecimento sobre sintomas de possíveis doenças, de orientação à distância realizada por enfermeiros e até o agendamento de consultas médicas presenciais, que podem acontecer no domicílio do paciente ou no consultório do médico.

Com a perspectiva de alcançar 500 mil usuários em um ano, a ferramenta dotada de inteligência cognitiva e artificial irá beneficiar o grande público, que poderá buscar no Docbot, com rapidez, de forma efetiva e confiável, respostas para as suas dúvidas relacionadas à saúde, mas também favorecerá todo o segmento de saúde suplementar (ou planos de saúde), bem como as empresas que contratam esses serviços para seus funcionários.

O Docbot é uma plataforma que objetiva orientar os usuários sobre questões relativas à sua saúde e encaminhar, sempre que houver necessidade, para o serviço de saúde mais adequado. Para utilizar, basta enviar uma mensagem para o Docbot por meio do Facebook Messenger ou pela própria página do Facebook, sem necessidade de download de aplicativo, instalação ou cadastro. “Se o usuário quiser entrar no Docbot e acionar direto o serviço de Orientação Remota, ele pode fazê-lo”, observa Daniel Lindenberg, fundador e CEO do empreendimento.

O serviço de orientação sobre sintomas tem como objetivo esclarecer dúvidas dos usuários a respeito daquilo que estão sentindo. Desta forma ele responde às perguntas feitas pelo sistema e, após uma série de respostas, é apresentado na tela algumas possibilidades de patologias. O resultado é fruto de um sistema baseado em ‘árvore de decisão’, que há muito tempo é usado no setor de saúde e que reúne milhares de sintomas e doenças e promove o casamento de diversos sintomas com potencias enfermidades.

“Nosso objetivo é ajudar a esclarecer as dúvidas dos usuários de forma estruturada. Hoje as pessoas, quando não se sentem bem, procuram no Google algumas respostas aos sintomas que estão sentindo. No entanto, do mesmo jeito que os resultados das buscas apresentam respostas excelentes, também trazem conteúdos alarmantes que podem deixar as pessoas em pânico, o que faz com que elas corram para os serviços de pronto-socorro. Ao disponibilizarmos o serviço gratuitamente, acreditamos que estamos ajudando a diminuir a procura desnecessária pelos prontos-socorros e também evitando o agendamento de consultas desnecessárias”, afirma Marco Scabia, também sócio-fundador do Docbot.

Caso o usuário queira se aprofundar mais no entendimento das possibilidades de doenças apresentadas, ele poderá solicitar na sequência uma orientação remota, personalizada e em tempo real, feita por um profissional de saúde, que quando conectado terá acesso ao resultado das perguntas e respostas feitas pelo sistema. O profissional de saúde tem a função de orientar quanto a eventuais providências como solicitar o agendamento de uma consulta médica, indicar a ida ao pronto-socorro ou, eventualmente, passar orientações simples como o esclarecimento sobre a posologia de um medicamento, por exemplo. “Queremos as pessoas encaminhadas para o serviço mais adequado às suas necessidades. Por exemplo, em menos de 30% dos casos recomenda-se a ida ao pronto-socorro, em 40% das vezes a orientação termina no próprio contato e no restante das vezes há o agendamento da consulta médica presencial”, observa o fundador e CEO do Docbot.

Outra etapa muito importante do serviço é o agendamento da consulta médica presencial, que fecha o ciclo do serviço end to end. Em alguns casos a consulta médica presencial agendada é a melhor solução, assim, o Docbot também está preparado para oferecer este agendamento. Basta o usuário escolher a opção Consulta em Casa, colocar o CEP de onde deseja a consulta e, automaticamente, aparecem os médicos e os horários disponíveis. O atendimento médico presencial está disponível neste momento apenas para cidade de São Paulo e na modalidade domiciliar, porém, a meta é que nas próximas semanas seja expandido.

O Docbot é o resultado do esforço conjunto de duas start-ups do setor de saúde no Brasil: a DRV, que desenvolveu e opera a Dr.Vem!, liderada por Lindenberg, e a Dr.Sintomas, liderada por Scabia. As duas empresas desenvolveram juntas a nova plataforma, que tem acordo para utilizar APIs (Application Programming Interfaces) de inteligência artificial da Microsoft e da IBM. Ambos têm participações iguais no novo negócio. Para Scabia, o objetivo do Docbot é agregar soluções relevantes para os usuários de serviços de saúde, como, por exemplo, os serviços de Orientação Remota, que é provido pela empresa Informar Saúde, e o de armazenamento de informações sobre saúde em um só lugar, provido pela Saúde Controle. “Demos o pontapé inicial na criação do ecossistema Docbot e queremos convidar outras start-ups de saúde a participarem dele, também oferecendo seus serviços por este canal”, completa Scabia.

O Docbot está disponível em português do Brasil para todos aqueles que têm acesso ao Facebook ou Facebook Messenger. Basta adicionar o Docbot por meio da barra de busca no Facebook. O serviço de observação de sintomas é gratuito, o de Orientação Remota custa R$ 59 por atendimento, enquanto o de agendamento de Consulta em Casa varia de acordo com valor estipulado pelo médico desejado. Os pagamentos são feitos por meio de cartão de crédito.

Visite a página do Docbot na Internet: www.docbot.com.br

Obtenha AQUI algumas informações complementares sobre o DocBot.

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