Uso de SMS na Educação e seus benefícios para a comunicação
Por Rafael Barin*
Quando se fala em instituição de ensino, uma premissa básica para atrair, reter e fidelizar clientes é ter um ótimo relacionamento com alunos, pais de alunos e funcionários, criando um ambiente propício à troca de conhecimento e experiências. O foco desta questão é descobrir a estratégia de comunicação mais adequada para o contato com esses públicos.
Segundo a pesquisa Mobile Report da Nielsen IBOPE, dos 68,4 milhões de usuários mobile no Brasil, 64% encontram-se na faixa etária de 10 a 34 anos, isto é, faixa etária que concentra o maior número de estudantes (ensino fundamental, médio ou superior). Esse dado demonstra a penetração que os celulares têm na vida dos brasileiros.
Uma oportunidade? Sem dúvida que sim. Uma boa forma de abordagem é via mensagem de texto (SMS), uma vez que esse meio apresenta diversas vantagens em relação a outros. Dentre os motivos para essa afirmação, está o contato mais direto e menos invasivo, que permite que a mensagem seja acessada pelo aluno/familiar/professor no momento mais oportuno do seu dia. Ainda, por não enfrentar, atrasos dos correios ou queda do sinal da internet, o SMS apresenta alta taxa de entrega e abertura. De acordo com a Venture Beat, o SMS tem taxa de abertura de aproximadamente 98%, algo impressionante e extremamente positivo para quem o adota como ferramenta.
Dessa forma, o SMS pode servir para inúmeros propósitos! Essa ferramenta contribui para a estratégia de comunicação em diferentes momentos da régua de relacionamento com alunos e outros públicos. Dentre os usos possíveis, destaco a captação de novos alunos, fortalecimento da relação com estudantes, comunicação rápida entre a instituição de ensino e o corpo docente e entre os próprios professores. Assim, estabelecendo uma comunicação eficaz e que aumente a fidelização com a instituição de ensino.
Dentre os assuntos que podem ser abordados nas mensagens, estão:
• Informações sobre matrículas
• Datas de vestibulares
• Lançamento de novos cursos e turmas
• Códigos de barra para pagamento de mensalidades e matrículas
• Informações acadêmicas (lançamento de notas; conteúdo extraclasse)
Financeiramente, o uso do SMS permite uma comunicação assertiva sem a necessidade de alto investimento, pois permite segmentar o público, além de personalizar a mensagem com eficácia. Levando, assim, a instituição a um outro patamar de interação com seus públicos prioritários.
Obviamente, de acordo com a realidade de cada instituição de ensino a abordagem pode e deve ser adequada. Mas, independentemente disso, as vantagens do SMS na educação são claras e fazem toda diferença na hora de estreitar o relacionamento com os clientes.
*Rafael Barin é gerente comercial da Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis.
Quando se fala em instituição de ensino, uma premissa básica para atrair, reter e fidelizar clientes é ter um ótimo relacionamento com alunos, pais de alunos e funcionários, criando um ambiente propício à troca de conhecimento e experiências. O foco desta questão é descobrir a estratégia de comunicação mais adequada para o contato com esses públicos.
Segundo a pesquisa Mobile Report da Nielsen IBOPE, dos 68,4 milhões de usuários mobile no Brasil, 64% encontram-se na faixa etária de 10 a 34 anos, isto é, faixa etária que concentra o maior número de estudantes (ensino fundamental, médio ou superior). Esse dado demonstra a penetração que os celulares têm na vida dos brasileiros.
Uma oportunidade? Sem dúvida que sim. Uma boa forma de abordagem é via mensagem de texto (SMS), uma vez que esse meio apresenta diversas vantagens em relação a outros. Dentre os motivos para essa afirmação, está o contato mais direto e menos invasivo, que permite que a mensagem seja acessada pelo aluno/familiar/professor no momento mais oportuno do seu dia. Ainda, por não enfrentar, atrasos dos correios ou queda do sinal da internet, o SMS apresenta alta taxa de entrega e abertura. De acordo com a Venture Beat, o SMS tem taxa de abertura de aproximadamente 98%, algo impressionante e extremamente positivo para quem o adota como ferramenta.
Dessa forma, o SMS pode servir para inúmeros propósitos! Essa ferramenta contribui para a estratégia de comunicação em diferentes momentos da régua de relacionamento com alunos e outros públicos. Dentre os usos possíveis, destaco a captação de novos alunos, fortalecimento da relação com estudantes, comunicação rápida entre a instituição de ensino e o corpo docente e entre os próprios professores. Assim, estabelecendo uma comunicação eficaz e que aumente a fidelização com a instituição de ensino.
Dentre os assuntos que podem ser abordados nas mensagens, estão:
• Informações sobre matrículas
• Datas de vestibulares
• Lançamento de novos cursos e turmas
• Códigos de barra para pagamento de mensalidades e matrículas
• Informações acadêmicas (lançamento de notas; conteúdo extraclasse)
Financeiramente, o uso do SMS permite uma comunicação assertiva sem a necessidade de alto investimento, pois permite segmentar o público, além de personalizar a mensagem com eficácia. Levando, assim, a instituição a um outro patamar de interação com seus públicos prioritários.
Obviamente, de acordo com a realidade de cada instituição de ensino a abordagem pode e deve ser adequada. Mas, independentemente disso, as vantagens do SMS na educação são claras e fazem toda diferença na hora de estreitar o relacionamento com os clientes.
*Rafael Barin é gerente comercial da Zenvia, companhia brasileira que viabiliza a comunicação entre empresas e consumidores por meio de seus dispositivos móveis.
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