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​​ Padarias mineiras faturaram R$ 8,63 bilhões em 2016

Destaque do ano foi o crescimento da venda de produtos de fabricação própria; indicadores do setor foram apresentados​ em Seminário ​na sede da Amipão em Belo Horizonte


O setor de panificação e confeitaria em Minas Gerais registrou, em 2016, faturamento de R$ 8,63 bilhões, o equivalente a crescimento de cerca de 3%. O segmento, composto por 6,3 mil empresas (9,9% do mercado nacional), sustentou grande parte do negócio com as vendas de produtos de fabricação própria, que totalizaram R$ 5,44 bilhões (63,03%).

As padarias comemoraram o índice positivo e também a alta na venda dos produtos de balcão (artesanais), contra uma queda nos produtos de revenda (industrializados). Nesse contexto, os empresários que investiram mais em food servicee diferenciação dos produtos próprios tiveram melhores resultados, demonstrando a mudança do perfil de consumo do cliente da padaria.

Esses e outros dados do setor foram apresentados no Seminário
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"Balanço, tendências e perspectivas - Panificação, confeitaria e varejo alimentar em Belo Horizonte",
​realizado​

na sede do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão). O evento reuniu empresários e profissionais da indústria da panificação, atentos às transformações do mercado e oportunidades para o ano de 2017.



José Batista de Oliveira, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) e presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de Minas Gerais (SIP), apresentou os indicadores financeiros, operacionais e de produtividade na conjuntura nacional. Para o empresário, o crescimento na venda de produtos de fabricação própria reflete uma demanda que só as padarias podem suprir. "É preciso que sejamos muito profissionais na base do nosso negócio, a panificação, sem nos esquecermos, porém, de que concorremos em igualdade com o varejo: supermercados, atacarejos, food trucks, drugstores. No fim das contas, o que fideliza nosso cliente é o pão de qualidade", destacou Batista.

Tarcísio José Moreira, presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIP), trouxe a discussão para a realidade do mercado mineiro, abordando maneiras como padarias e confeitarias podem se tornar mais competitivas. "A chave para manter a rentabilidade do negócio em 2017 é administrar e reduzir as perdas, muito comuns na panificação. É importante voltar a olhar cuidadosamente para cada produto do mix."

Sobre as tendências de consumo para este ano, Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria e coordenador nacional do Programa de Desenvolvimento à Alimentação, Confeitaria e Panificação, destacou que as padarias precisam ser especialistas em seus produtos. "Temos visto o crescimento das casas especializadas, seguindo a tendência de oferecer produtos diferenciados. Se não houver diferenciação, o consumidor vai escolher pelo preço. Nesse sentido, é preciso criar no cliente a percepção de qualidade."

Rodrigues enxerga como grande oportunidade o investimento em produtos voltados para a área de saúde e bem-estar e, por outro lado, os produtos que satisfaçam os pequenos prazeres do dia a dia.

Dados nacionais

No âmbito nacional, o segmento registrou faturamento de R$ 87,24 bilhões, o equivalente a um crescimento de 3,08% na comparação com o ano de 2015, quando o crescimento foi de 2,7%. A venda de produtos de fabricação própria aumentou 11,02%, contra uma queda de 6,95% nos produtos de revenda. Acompanhando a desaceleração da economia, observou-se a perda de 4,06% no fluxo de clientes. No entanto, o tíquete-médio obteve alta de 7,5%.

A pesquisa, feita pelo Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), analisou cerca de 400 empresas de todo o país, abrangendo todos os portes, desde as padarias de pequeno porte até as grandes redes.

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