Últimas

91% dos prefeitos na região da Foz do Rio Itajaí propõem investir em tecnologia

Área da Educação foi a mais lembrada nos planos de governo, revela consulta da RCD; Levantamento será apresentado no Fórum de Cidades Digitais em Navegantes 

O investimento em tecnologia da informação e comunicação (TIC) como estratégica para melhorar a gestão pública é uma tendência nos municípios da Foz do Rio Itajaí para os próximos anos. Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que 91% dos prefeitos eleitos na região citam em seus planos de governo, protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propostas relacionadas a investimento em sistemas digitais para aprimorar os serviços municipais fornecidos.

A consulta completa será apresentada durante o II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, no dia 13 de abril, em Navegantes. O evento reunirá gestores para discutir tendências e as possibilidades de criação de cidades inteligentes e conectadas.

Ao todo, foram 74 propostas envolvendo o uso de tecnologia. A área mais lembrada pelos prefeitos eleitos foi a Educação, com 24% das propostas, seguida de comunicação (19%) e informatização (15%).

Das 18 propostas relacionadas à educação, 12 envolvem implementação de equipamentos tecnológicos nas escolas. Duas delas propõem o uso de tabletes e notebooks pelos alunos. Esses são os casos dos municípios e Itapema e Ilhota. Os prefeitos eleitos de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, e de Itapema, Nilza Simas, tem como proposta introduzir nas salas de aula as lousas digitais.

Em relação ao eixo comunicação, foram 14 propostas ao todo. Seis delas se referem ao desenvolvimento de tecnologia da informação como forma de ajudar o cidadão a fiscalizar o poder público e seus gastos. Estão incluídos nesse tema a implementação ou reforma de portais da transparência, por exemplo. Já o prefeito do município de Itajaí, Volnei Morastoni, cita a criação do aplicativo “Eufiscalizo”.

Fórum - O II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Navegantes e visa estimular o surgimento das cidades inteligentes. O encontro é voltado para prefeitos, gestores e vereadores e busca discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na melhoria dos serviços públicos.

As inscrições para o II Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio máster da Furukawa e ouro da Exati Tecnologia, além do apoio institucional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Nenhum comentário