Lançamento: Mangás, Animes e a Psicologia
Livro promove incursão no psiquismo humano e nas narrativas fantásticas japonesas
Qual o fascínio que os mangás e animes, narrativas vindas do Japão, exercem sobre um enorme número de admiradores brasileiros? Por que guerreiras mágicas, samurais, ninjas, robôs, animais exóticos, criaturas fantásticas, entre outros vindos especialmente do Japão, tem um número cada vez maior de admiradores no Brasil e no mundo?
O livro Mangás, Animes e a Psicologia, que será lançado no dia 15/03, no Tucarena, procura entender essas narrativas, seus personagens e suas dinâmicas, refletindo sobre questões diversas, especialmente do ponto de vista da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. A proposta da obra é fazer análises despretensiosas, que levem a uma incursão tanto no psiquismo humano quanto nas narrativas fantásticas japonesas. Os autores, em sua maioria, fazem análises psicológicas, mas também temos contribuições de outras áreas, como administração, jornalismo e ciências sociais.
Os capítulos analisam as séries Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Patrulha Estelar, Naruto, Inuyasha, Angel Beats!, Death Note, Kamui, Pokémon, Paranoia Agent, A Princesa e o Cavaleiro e Sakura Card Captors, além de fazer uma incursão sobre o universo yaoi, mangás gays que são destinados a um público consumidor feminino. No campo das produções cinematográficas, são analisadas as animações A viagem de Chihiro e O serviço de entregas da Kiki, ambas do diretor Hayao Miyazaki.
Com prefácio escrito por Sonia M. Bibe Luyten, especialista na área desde a década de 70, o livro reúne em sua grande maioria professores e alunos da PUC-SP.
Serviço:
Lançamento: 15 de Março de 2017, a partir das 17h
Local: Tucarena - Rua Bartira, 1024 - Perdizes
Nenhum comentário