Produtores culturais da Região Oeste podem se inscrever em Edital do Instituto CCR até a semana que vem
O novo processo seletivo contemplará os projetos selecionados com patrocínios de até R$ 200 mil, totalizando R$ 2 milhões.
Em 2016, o Música e Cidadania, de Mairinque, foi o projeto selecionado no trecho da CCR ViaOeste.
Produtores culturais podem se inscrever até a próxima terça-feira, 14, no novo processo seletivo para patrocínio de projetos na área cultural do Instituto CCR, organização sem fins lucrativos que gerencia os investimentos do Grupo CCR em sustentabilidade. O valor total do patrocínio é de R$ 2 milhões. Os projetos escolhidos serão patrocinados com o montante de até R$ 200 mil cada um. Não é obrigatório que o patrocínio chegue a esse limite.
Na região das rodovias administradas pela CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, também poderão se inscrever proponentes de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapevi, Itu, Mairinque, Osasco, Santana de Parnaíba, São Roque, Sorocaba, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Confira as regras e todos os municípios elegíveis no site do Instituto CCR.
O principal objetivo do “2º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais” é fomentar o desenvolvimento cultural em municípios (exceto capitais) no entorno das unidades de negócio administradas pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. Os proponentes devem ter CNPJ cadastrado em alguma das 174 cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia listadas abaixo.
Na primeira edição do edital, em 2016, cadastraram-se 730 instituições. Foram submetidos 86 projetos, e 17 deles foram aprovados para o recebimento do apoio do Instituto CCR. No trecho administrado pela CCR ViaOeste, o projeto selecionado foi o Música e Cidadania, de Mairinque. Realizado pela Banda Musical Conselheiro Mayrink, o Projeto oferece semanalmente, aulas práticas e teóricas dos instrumentos que compõe uma banda musical, tais como: flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão erudita e popular, entre outros.
Para a edição deste ano, as regras do edital foram mantidas. Para participar, os projetos (e seus proponentes) devem atender aos seguintes pré-requisitos:
• Somente serão aceitas inscrições feitas via Sistema de Inscrição Online, no site do Instituto CCR, dentro do período de inscrição: de 14 de fevereiro a 14 de março de 2017.
• Os proponentes devem ser pessoa jurídica.
• Os proponentes devem ser sediados em alguma das 174 cidades listadas no edital (veja a lista abaixo).
• Até a data de abertura do edital, os projetos devem estar aprovados (com publicação no “Diário Oficial da União”) e aptos a captar no artigo 18 da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
• Após indicação dos projetos, os proponentes serão submetidos a uma avaliação pela área de compliance do Grupo CCR. Somente receberão o aporte projetos cujos proponentes sejam aprovados nessa etapa.
“O primeiro edital, no ano passado, atingiu plenamente o objetivo de apoiar o desenvolvimento da cultura fora dos grandes centros urbanos”, disse Marina Mattaraia, gestora do Instituto CCR. “O edital de 2017 é resultado do amadurecimento da política de investimento social privado do Grupo CCR. É uma ferramenta que permite também o relacionamento com um maior número de proponentes, aumentando o conhecimento do Grupo CCR nessas regiões e ampliando as possibilidades de apoio a projetos qualificados”, afirmou.
Sobre o Instituto CCR:
O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados.
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