Volkswagen apresenta em Genebra o novo Arteon, um gran-turismo de vanguarda
Foto/Divulgação |
• Com cinco lugares, o Arteon combina os elementos de design de um carro-esporte com a elegância e o espaço de um fastback
• Faróis de LED de série se fundem à grade do radiador e ao capô para formar uma dianteira completamente nova
• Distância entre eixos bastante longa em relação ao comprimento total proporciona excelente espaço interno ao Arteon
• Abrindo-se para cima atrás da tampa traseira há um compartimento de bagagem flexível com volume entre 563 e 1.557 litros
• Seis motores com turbo e injeção direta (TSI e TDI) do Arteon disponibilizam uma gama de potências de 150 cv (110 kW) a 280 cv (206 kW)
• Motores TSI e TDI de topo vêm com uma caixa de câmbio de dupla embreagem (DSG) e tração integral (4MOTION) de série
• Instrumentos digitais opcionais (Active Info Display) e sistema de informação e entretenimento de 9,2 polegadas com controle por gestos (Discover Pro)
• Novos sistemas de assistência olham à frente e reagem aos limites de velocidade, curvas fechadas e rotatórias
• Linhas de equipamento “Elegance” e “R-Line” oferecem amplas oportunidades de personalização
A Volkswagen está ampliando sua gama de modelos com a estreia de um gran-turismo de vanguarda: o novo Arteon. Posicionado acima do Passat, o carro premium Arteon está sendo apresentado pela primeira vez para uma audiência global no Salão Internacional de Genebra (de 9 a 19 de março). Para Klaus Bischoff, Designer Chefe da marca Volkswagen, “o Arteon combina os elementos de design de um carro esporte com a elegância e o espaço de um fastback. Um gran-turismo de vanguarda business class, que fala ao mesmo tempo ao coração e à cabeça.”
Gran-turismo. Tobias Sühlmann, responsável pelo design externo do Arteon, explica: “As linhas atléticas do Arteon incorporam um conceito geral altamente funcional. Forma e função encontram aqui um território comum numa forma progressiva. Em contraste com os sedãs clássicos, o gran-turismo proporciona mais espaço e flexibilidade graças à sua grande distância entre eixos, ao design fastback semelhante a um cupê e à grande tampa traseira.” Com cinco assentos, o Arteon é um carro para quem deseja um fastback de cinco portas com um design definitivo e elegante e tecnologia avançada.
Proporções perfeitas. O novo Arteon é baseado na Plataforma Modular Transversal (Modular Transverse Matrix - MQB) da Volkswagen. Isso quer dizer que, nesses carros, os motores são montados transversalmente na dianteira. Essa configuração cria espaço naturalmente. Uma grande distância de 2.841 milímetros separa os dois eixos do carro. Coerentemente, os balanços do modelo fastback com 4.862 mm de comprimento são curtos e concisos. O Arteon tem 1.871 mm de largura e 1.427 mm de altura. Essas relações dimensionais criaram proporções verdadeiramente dinâmicas – um ponto de partida visual para os designers da Volkswagen.
Arteon respira dinamismo. Um dos elementos de design mais importantes do novo e carismático Arteon é a parte dianteira. Os elementos de maior destaque incluem um capô que se estende bastante para a frente e parcialmente sobre ambos os para-lamas e a grade de radiador que abrange toda a largura do veículo. Os faróis de LED e as luzes de condução diurna, equipamento de série, combinam com as barras transversais cromadas da grade do radiador e do capô. O resultado é um design da dianteira capaz de rivalizar com até mesmo carros esportivos de alto calibre.
Doutrina puramente esportiva. As poderosas e impactantes seções dos ombros na traseira, projetadas no estilo de um carro-esporte, os para-lamas musculares e os arcos de rodas salientes acima das rodas de liga de 20 polegadas foram projetados ao estilo de um carro esporte. Vista de lado, entre os eixos, há uma linha de cintura que também segue a doutrina de design um autêntico carro-esporte.
Passat, Arteon, Phideon. O Arteon assume seu lugar na linha de modelos da Volkswagen acima do Passat, em todas as várias versões do Passat vendidas ao redor do mundo. Um nível acima do Arteon fica posicionado o Phideon, que foi desenvolvido especialmente para a China. O novo Arteon está sendo produzido na fábrica alemã de Emden. Essa instalação conta com um porto marítimo vizinho – perfeitamente adequado a um carro como o Arteon, que será lançado em praticamente todos os países do mundo que sejam relevantes para essa categoria de veículos. O carro será lançado no mercado alemão na metade de junho, com pedidos adiantados sendo aceitos nos primeiros países europeus imediatamente após a apresentação mundial do Arteon em Genebra.
Inovador, econômico e perfeitamente adequado ao uso diário. O Arteon está reinterpretando o conceito “gran-turismo” com sua combinação de design de vanguarda, carisma esportivo, grande flexibilidade e espaço generoso. Há excelente espaço para as pernas na traseira e capacidade de 563 a 1.557 litros para bagagem. Do lado técnico, o novo Volkswagen impressiona com a disponibilidade de seis motores altamente eficientes (com potências entre 150 cv (110 kW) a 280 cv (206 kW), tração dianteira ou integral e mostradores e controles digitalizados. Outros conteúdos incluem o Active Info Display (instrumentos totalmente digitais e programáveis), head-up display (com dados projetados à altura dos olhos do motorista) e novo sistema de informação e entretenimento Discover Pro, com tela de vidro de 9,2 polegadas e controle por gestos.
Sistemas de assistência interativos olham à frente. Os sistemas inovadores de assistência ao motorista e conveniência do Arteon complementam seu conceito de vanguarda. Três de suas novas tecnologias demonstram isso. A última geração do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control - ACC) agora leva em conta dados como os limites de velocidade da via e informações do caminho e ajusta a velocidade do veículo de acordo com eles. Graças ao sistema de navegação por GPS e aos dados da estrada, as novas luzes dinâmicas de curvas com controle preditivo do facho antecipam quando uma curva fechada se aproxima e a iluminam antes mesmo do motorista virar o volante. A segunda geração do Assistente de Emergência (Emergency Assist) oferece mais segurança: caso o motorista fique incapacitado por problemas de saúde, o sistema não apenas reduz a velocidade do carro dentro de certos limites como também o leva para a faixa de rolamento mais lenta, desde que o tráfego permita.
Três linhas facilitam alto grau de personalização. Apesar de seu conceito progressista, o Arteon é um carro disponível a um preço atraente. Juntamente com a versão básica de alta qualidade, o gran-turismo também será oferecido em duas linhas de equipamento exclusivas: “Elegance” e “R-Line”. O nome diz tudo. A configuração standard do Arteon Elegance é voltada primordialmente para o equipamento e estilo da classe premium. Enquanto isso, o Arteon R-Line coloca a esportividade ainda mais ao centro da configuração do veículo – como é típico de todos os modelos Volkswagen R-Line. Com base nas diferentes orientações dessas três linhas de equipamento, o modelo fastback pode ser amplamente personalizado. A gama de equipamentos opcionais inclui itens como um teto solar panorâmico deslizável e inclinável, ar-condicionado automático com três zonas Air Care Climatronic incluindo sensor de qualidade do ar e filtro alergênico), assentos dianteiros com massagem, volante aquecido e interior em couro napa com dois tons.
Seis motores com potência entre 150 e 280 cv. O novo Arteon está sendo lançado com uma gama de seis motores com injeção direta de combustível e turboalimentados. Todos de quatro cilindros. Os primeiros dois níveis dos motores a gasolina (TSI) e a diesel (TDI) são idênticos, com 150 cv (110 kW) e 190 cv (140 kW). O TSI mais potente entrega 280 cv (206 kW), enquanto o TDI mais potente gera 240 cv (176 kW). O motor básico a gasolina, o 1.5 TSI Evo, é um projeto novo e, graças a equipamentos como o Gerenciamento Ativo dos Cilindros (Active Cylinder Management - ACT), é excepcionalmente eficiente.
Câmbio de dupla embreagem para todas as versões. Todos os motores podem ser combinados a uma caixa de câmbio automática com dupla embreagem (DSG), com exceção do TSI com 150 cv, disponível na Alemanha apenas com câmbio manual. Para os motores TSI, a caixa DSG é equipamento de série para os motores com 190 cv ou mais. No caso dos TDI, a caixa DSG é equipamento de série na versão de 240 cv. Os motores TSI e TDI mais potentes também trazem de série a tração integral permanente 4MOTION, que é opcional com o TDI de 190 cv. Todas as outras versões têm tração dianteira.
Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br
Nenhum comentário