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5 dicas de uso do SMS para reduzir custos de telefonia

SMS alcança todos os modelos de celulares no mundo, com uma taxa de leitura de 90% em minutos.

Alexandre Dias é CEO da Talktelecom
O SMS está entre os meios mais utilizados na comunicação das empresas. Pesquisa da Accenture sobre o mercado corporativo de SMS mostra que em 2017, o volume de mensagens de texto enviadas por empresas para consumidores finais (A2P) será de 6,6 bilhões, somente no Brasil. Desse total, 36% serão enviadas por bancos, segmento que lidera o uso de SMS para comunicação no País. Em segundo lugar virão aplicações over the top (OTT), que responderão por 15%. Em seguida virão transporte e logística (8%); saúde e educação (7%); administração pública (7%); varejo (5%); serviços residenciais (4%); hospitalidade e turismo (4%); e outros (15%).
O mercado só tende a crescer: estudo da Ovum, estima crescimento do A2P para 2,19 trilhões de mensagens e US$ 50 bilhões em receitas até 2018 com a adesão de pequenas e médias empresas e entidades governamentais.

O SMS possibilita alcançar virtualmente todos os modelos de celulares no mundo, com uma taxa de leitura de 90% em minutos, o que o torna mais adequado para falar com consumidores com amplitude geográfica e demográfica.

O uso corporativo do SMS também gera diminuição de custos, já que seu custo pode ser 70% mais barato do que uma ligação.

Confira dicas de como o SMS pode ser útil às empresas:
Lembrete de fatura: Enviar mensagem ao cliente com lembrete da data do vencimento, além de ser comodidade para ele, pode aumentar o índice de pagamentos dentro do prazo. As mensagens podem informar o valor e até mesmo o código digitável do boleto bancário.

Contas em atraso: Bastante parecido com o ponto acima, o SMS para contas em atraso funciona muito como um lembrete, e deve ser tratado com bastante paciência, uma vez que pode até mesmo ser um problema da rede bancária que ainda não repassou o pagamento. Por isso, mensagens de que o pagamento não foi identificado e um pedido de desculpas caso já tenha sido efetuado é a melhor opção para esse tipo de contato.

Número de protocolo: Nada pode ser mais complicado para um cliente do que ter que anotar o imenso número de protocolo. Enviar um SMS com esse código é o melhor dos cenários para o usuário, que sai mais contente, e também para o atendente que não precisa ficar repetindo o número.

Alertas e monitoramento: Muito utilizado nas áreas de TI, os SMS’s são ótimas opções para alertar os técnicos responsáveis em eventuais acontecimentos, como servidores desligados, espaço em disco acabando, servidores que deram boot, além de monitorar e informar também no caso de estabilização dos sistemas.

Confirmação de eventos: O SMS é perfeito para realizar confirmações, como, por exemplo, de consultas médicas. É mais prático e menos incômodo do que realizar a ligação avisando da consulta, ao receber a mensagem de texto ele responde apenas com a palavra sim.

*Alexandre Dias é CEO da Talktelecom, multinacional brasileira e uma das mais importantes fornecedoras de soluções ao mercado de Contact Center.

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