Últimas

91% dos prefeitos na região metropolitana de Porto Alegre têm propostas para informatizar serviços

Segurança foi a maior preocupação dos gestores ao citar investimentos em tecnologia; Prefeita inclui sensor para monitorar disparos de arma de fogo

Levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD) mostra que pelo menos 91% das prefeituras na Região Metropolitana de Porto Alegre tem planos de investir em sistemas digitais para aperfeiçoar a gestão pública nos próximos quatro anos. Dos 34 municípios que compõem a região, apenas três prefeitos eleitos não manifestaram investimentos em tecnologia nos planos de governo protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado.

Ao todo, conforme revela a consulta que será apresentada a gestores na próxima semana durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, foram 168 propostas, sendo a Segurança o tema mais lembrado pelos prefeitos, com 28 propostas (17%), seguido do fomento e desenvolvimento tecnológico para empresas, com 24 propostas (14%).

Na área da Segurança e Monitoramento, a maior parte se refere à instalação de câmeras em pontos da cidade, mas há propostas diversas que facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pelo serviço. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, por exemplo, pretende elaborar um aplicativo para troca de informações sobre Segurança Pública com a comunidade. Já a prefeita do município de Estância Velha, Ivete Grade, incluiu a instalação de um sensor de disparo de arma de fogo para agilizar o direcionamento dos órgãos de segurança até os locais exatos das ocorrências.

No item relacionado a incentivos estão propostas de desenvolvimento de incubadoras e empreendedorismo relacionado a inovações tecnológicas, criação de fóruns de discussão sobre tecnologia, parcerias com institutos de ensino e pesquisa, cursos de capacitação e criação de parques tecnológicos.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, tem quatro propostas com a intenção de facilitar a instalação de incubadoras empresariais e de empresas de base tecnológica, além de destacar ações para a criação de um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e instituir uma política pública municipal, contendo ações, metas e estratégias para o desenvolvimento deste setor, e fomentar a criação e a ampliação de ambientes de inovação na cidade.

Cidades Digitais – Na próxima quinta-feira (27), será realizado em Campo Bom o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, encontro que irá reunir prefeitos, gestores e vereadores para tratar de modernização da gestão por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O Fórum é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom e tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia e Lazy Parking, prata da Digistar e Gauss Geotecnologia, além do apoio institucional da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) e da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER).

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelohttp://redecidadedigital.com.br/

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
27 de abril, em Campo Bom (RS)
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://redecidadedigital.com.br/
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

Nenhum comentário