Últimas

Garibaldi apresenta a gestores investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação

Município implementa o programa Cidade Digital desde 2010

Durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, que acontece no dia 27 de abril, em Campo Bom, o técnico em TI da Prefeitura de Garibaldi, Marcelo de Borba, apresenta a gestores os projetos feitos pelo município na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O município de 33 mil habitantes, localizado na Serra Gaúcha, conta com uma série de ações para informatização da gestão pública, com os primeiros investimentos desde 2010. Segundo o técnico em TI da Prefeitura de Garibaldi, a ideia é mostrar o andamento dos projetos, as dificuldades observadas no processo e os resultados obtidos. “Até agora foram investidos aproximadamente R$800 mil”, destaca.

Para ele, o desenvolvimento tecnológico é um benefício que deve ser usado em todo o processo de gerência de um município. “A tecnologia é, na verdade, um pilar da gestão. Não existe gestão sem tecnologia. Sendo ela um pilar, deve ser incorporada a todas as áreas. É com ela que fazemos mais com menos”, ressalta Borba, explicando que o Cidade Digital de Garibaldi teve início com a implementação de redes de fibra óptica no entorno da cidade, interligando todos os órgãos públicos que se encontram fora do centro a cidade. A infraestrutura chega atualmente a 30 km.

O programa também possibilitou a criação do projeto “Internet para Todos”, onde o sinal wi-fi é distribuído gratuitamente para a população em 14 bairros. No total são 10 pontos de fornecimento e 531 núcleos familiares atendidos.

Além de enxugar os custos da máquina pública com a adoção da telefonia Voip, o técnico conta que a cidade tem investido ao longo dos últimos cinco anos na integração dos sistemas do município para uma plataforma online, incluindo todos os módulos da gestão. Através do portal, o cidadão pode emitir certidões negativas, consultar débitos e o cadastro imobiliário, gerar guias de alvarás, notas fiscais, notas de serviço, encaminhar demandas, acompanhar licenciamentos ambientais, ter acesso a portais informativos, ouvidoria, além do acesso ao Portal da Transparência. Borba diz que esse sistema ainda está sendo aperfeiçoado e que no momento a Prefeitura trabalha para que futuramente o cidadão também possa acompanhar a consulta de protocolos pela internet.

Fórum de Cidades Digitais – Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, o evento é gratuito para servidores públicos e visa promover a troca de experiências entre prefeitos, gestores e vereadores, estimulando o surgimento das cidades inteligentes no Estado.

As inscrições podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br, portal que também é referência no país para as Prefeituras que buscam informações sobre como investir em tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos.

O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia, prata da Digistar e apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) e da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Porto Alegre
27 de abril, Campo Bom
Inscrições gratuitas para servidores públicos
redecidadedigital.com.br
Informações pelo (41)3015-6812 ou forum@redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário