Últimas

Honda Civic Type R 2017 estabelece novo recorde de veículos de tração dianteira em Nürburgring

Foto/Divulgação
• Volta rápida em Nürburgring estabelece recorde de 7 minutos e 43,8 segundos;
• Novo motor do Civic Type R entrega 320 cv e 400 Nm de torque
• Aerodinâmica avançada entrega o melhor equilíbrio da categoria entre sustentação e aderência
• Novo Civic Type R será produzido em Swindon, Reino Unido; Vendas na Europa começam no segundo semestre
• Tempo de volta foi alcançado em carro de desenvolvimento, com especificações técnicas que representam o modelo de produção final

Após ter sua versão de produção revelada durante o Salão de Genebra de 2017, o novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de volta para carros de tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. No dia três de abril de 2017, um modelo de pré-produção completou uma volta no famoso traçado em 7 minutos e 43,8 segundos.

O tempo de volta foi alcançado durante as etapas finais de testes do modelo, em pista seca, em um ambiente que aperfeiçoou o desempenho de pneus e do conjunto motriz. O novo tempo representa uma melhoria de cerca de sete segundos, se comparado com o modelo anterior.

O novo Civic Type R é parte do programa de desenvolvimento da décima geração do Civic – a maior na história da Honda – e foi projetada para entregar a melhor experiência de condução no segmento de hot hatches, tanto na estrada como em pistas de corrida.

Vários fatores contribuíram para o recorde do novo Civic Type R em Nordschleife. Como base, o aprimorado e refinado motor 2.0 VTEC TURBO, que produz 320 cv e 400 Nm de torque. Novas relações de marcha, mais curtas na transmissão manual de seis velocidades, melhoram a aceleração, enquanto o novo pacote aerodinâmico entrega estabilidade em alta velocidade, com o melhor equilíbrio da categoria entre sustentação e aderência.

A carroceria de alta resistência do novo Civic Type R é 16 kg mais leve que a do modelo anterior, com rigidez torcional 38% superior, que proporciona benefícios significativos na resposta de direção e na estabilidade em curvas. A nova suspensão traseira de multibraços aprimorou a estabilidade em frenagens e reduziu a rolagem total do carro, permitindo frenagens mais próximas das curvas, e o alcance de velocidades altas nestas condições durante a volta.

Ryuichi Kijima, engenheiro chefe de chassi do Honda Civic Type R, explica onde o novo modelo teve as mudanças mais significativas em Nürburgring se comparado com a geração anterior.

“A velocidade em curvas alcançada com o novo Type R é superior, pelo fato do carro ter bitolas e pneus mais largos e um entre-eixos maior, além da nova suspensão traseira por multibraços, que melhora a estabilidade”, explica Kijima-san. “Por exemplo, os pilotos normalmente entram na curva após a Metzgesfeld em velocidades de cerca de 150 km/h. Mesmo nesta curva de média velocidade, o Type R consegue estar cerca de 10 km/h mais rápido, graças à sua excelente estabilidade. Com o desempenho em curvas aprimorado, nós podemos aumentar a velocidade média na volta, fazendo com que o novo Type R alcance tempos mais rápidos.”

O carro de desenvolvimento usado durante o tempo de volta representa tecnicamente a especificação de produção. Um santoantônio flutuante foi instalado por razões de segurança, mas sua presença não proporciona nenhum tipo de rigidez torcional adicional para a carroceria. O peso extra da gaiola foi compensada com a remoção temporária do sistema de entretenimento e dos bancos traseiros. O carro está usando pneus radiais homologados para rua com enfoque em pista.

A produção do novo Civic Type R irá começar no início do segundo semestre no Reino Unido, em Swindon – o polo global de fabricação da décima geração do Civic hatchback. O Civic Type R será exportado para toda Europa, e outros mercados ao redor do mundo, incluindo Japão e Estados Unidos. A chegada na América do Norte marca a primeira vez em que, oficialmente, um Honda Type R é vendido nos EUA.

Nenhum comentário