Últimas

Nesta quinta-feira (27), a Academia Mineira de Letras promove a palestra "Em nome do livro - O livro como objeto emblemático na literatura", com a jornalista Soraia Vasconcelos

DIA 27 DE ABRIL, ÀS 17H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Foto/Divulgação
A Academia Mineira de Letras realiza na quinta-feira (27), às 17h, a palestra “Em nome do livro – O livro como objeto emblemático na literatura” com a jornalista Soraia Vasconcelos. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Soraia Vasconcelos analisa a importância do livro na cultura humana. Ao longo da história, o livro apresenta-se como verdade e sabedoria, como a Bíblia, o Alcorão e o Talmude. É, também, a mentira, o perigo, o inimigo, a ameaça e o poder. Basta lembrar a inquisição e a destruição de bibliotecas e acervos por todo o mundo.

O livro está presente de modo fortíssimo na produção literária. Autores como Jorge Luis Borges, Victor Hugo, Balzac, Cervantes, Flaubert, Aldous Huxley, Orhan Pamuk, Umberto Eco e Italo Calvino dedicaram obras inteiras a esse objeto emblemático.

Sobre a palestrante:

Soraia Vasconcelos é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi produtora, repórter, editora e editora-chefe na TV Globo Minas, editora de Conteúdo Web do Portal G1-MG, professora de Iniciação ao Telejornalismo na PUC-Minas e responsável pelo treinamento de diversas equipes de telejornalismo.

Depois de vinte e cinco anos, deixou a televisão para voltar à Universidade Federal de Minas Gerais, onde faz graduação em Museologia. Nesse período, atuou como consultora de um projeto de produção de material didático da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

É editora dos livros “Terra de Minas- Fazendas e Sabores”, “Minas Gerais – Fazendas & Sabores do Café” e “Minas Gerais – Fazendas e Sabores do Leite”, premiado pelo Gourmand Awards, realizado na China, em 2015, como o melhor do mundo na categoria “Cheese-Milk”.

Assina os livros ABC da Criançada” (2012), “ABC do Museu” (2014), em parceria com o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, e “Minha mãe é um mico” (2016), todos pela Editora Miguilim. Como autora, já participou de vários eventos na área da literatura e de encontros com professores e crianças.

SERVIÇO:

Palestra “Em nome do livro – O livro como objeto emblemático da literatura”, com Soraia Vasconcelos
Data: 27 de abril.
Horário: 17h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Nenhum comentário