Semana de Comunicação Consciente da ESPM-SP começou hoje, com o tema Caminhos da Representatividade
Realizados pela ESPM Social, os eventos acontecem de 10 a 12 de abril
No primeiro painel, realizado hoje, 10 de abril, às 14h, o tema foi Transexualidade: mente, corpo e fala.A palestra apresentou como a transexualidade é exposta na mídia de modo geral, seja na publicidade, no entretenimento, entre outros. E tudo isso com uma abordagem psicológica/psicanalítica.
Para este primeiro encontro, a ESPM contou com Maya Foigel, psicóloga e psicanalista, pesquisadora no IPUSP e criadora do postal de notícias Transexuaissp; Rosilene Moraes Alves, professora de Publicidade e Propaganda e Ciências Sociais e do Consumo na ESPM; Marco Bonfiglioli Menezes, Transexual, formado no Colégio Bandeirantes, onde foi organizador do projeto "Bandiversidade", que tem o objetivo discutir temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero; Lex Labão, Transmasculino, estudante de ciências sociais e militante LGBTA; Luc Sampaio, cantor freelancer, militante da causa LGBTQ e homem trans; e Luiza Coppieters, professora de Filosofia, militante LGBT e feminista brasileira.
Ainda hoje, às 16h, a fundadora da Associação Fernanda Bianchini, conhecida como Ballet de Cegos, Fernanda Bianchini, abordou o tema Inclusão e Superação. O debate foi sobre o processo de reinserção da mulher com deficiência na sociedade e suas formas de expressão e empoderamento.
O segundo dia, 11 de abril, às 14h, terá o tema O Gênero na Publicidade, que discutirá como o gênero é tratado atualmente na propaganda e quais são as perspectivas futuras, a fim de respeitar a diversidade. Para este debate a convidada será a Ana Paula Passarelli, mestranda em comunicação e Semiótica e professora do curso Gênero na Publicidade, da ESPM.
Às 16h, o tema será Duplamente Estigmatizadas, para discutir o processo de migração de imigrantes e refugiados que chegam ao país em busca de uma nova vida, além de explorar a questão de gênero e as dificuldades enfrentadas no país por serem mulheres.
Este debate contará com a Equipe de Base Warmis, parte do Organismo Internacional Convergência das Culturas que tem como missão facilitar e estimular o diálogo entre as culturas, denunciar e lutar contra toda forma de descriminação e todo tipo de violência; o Centro de Refugiados Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que protege e inclui pessoas que estão fora de seu país de origem devido a perseguições por raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política; e o Migra Mundo, portal de jornalistas que procura abordar e debater temas ligados às migrações e entender a migração como um direito humano e desconstruir a ideia de que migrantes estão em busca apenas de benefício próprio e muitas vezes são apontados como "vilões" sociais, principalmente em momentos de crise econômica.
Para finalizar a Semana de Comunicação Consciente, na quarta-feira, 12 de abril, vinte alunos serão selecionados para explorar o interior e o cotidiano de uma agencia escolhida por trabalhar com marcas que estão se posicionando a favor do empoderamento e das questões de gênero e sexualidade, a DPZ&T.
Semana da Comunicação Consciente
Data: 10, 11 e 12 de abril
Horário: às 14h e às 16h dos dias 10 e 11, e às 14h do dia 12
Local: ESPM, Campus Prof. Francisco Gracioso
Endereço: R. Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Mais Informações: (11) 5085-4161
Nenhum comentário