Últimas

Transmissão cirúrgica internacional ao vivo

Na próxima sexta-feira, 21/4, a partir das 12h30 (9h40 nos EUA), o BP Mirante, unidade hospitalar premium daBP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, fará pela primeira vez a transmissão de uma cirurgia em tempo real. O procedimento em questão será uma cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de endometriose severa com comprometimento intestinal, guiada por ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal (USTVPI).

Maurício Abrão, cirurgião do BP Mirante e um dos pioneiros na utilização da técnica, será o responsável pela equipe que realizará a operação, que será assistida pelos participantes do 3º Simpósio de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva (MIGS), realizado pela Banner - University Medical Center Phoenix (EUA).

Dados importantes sobre a endometriose:

• O endométrio é a parte interna do útero, responsável pela menstruação.
• A endometriose ocorre quando o fluxo menstrual leva fragmentos do endométrio para fora do útero, recobrindo a região das tubas uterinas, ovários, bexiga, intestino e outros órgãos.
• A endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo.
• A doença é encontrada em cerca de 20% das mulheres com dor pélvica crônica e em até 60% daquelas com história de infertilidade.
• De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolver a doença e 30% tem chances de ficarem estéreis.

Algumas informações sobre a importância da ultrassonografia:

• A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal (USTVPI) é diferente da ultrassonografia transvaginal tradicional, exame que as mulheres costumam realizar durante o check-ups ginecológico periódico.
• O exame detecta não só a presença da endometriose, mas também o estadiamento, mostrando-se útil também na avaliação pós-operatória.
• Nessa técnica há a necessidade de um preparo prévio da cliente, pois durante o exame, além do útero, ovários e anexos, são avaliados locais mais frequentemente acometidos pela doença, como peritônio, bexiga, regiões retrocervical e retossigmoide, além de vagina e ureteres.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP. Polo de saúde composto por 7 unidades de negócio distintas, sendo 4 ofertas hospitalares e 3 que contemplam outros serviços de saúde e de educação e pesquisa, a BP possui mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e mais de 3.500 médicos distribuídos em oito edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As unidades de negócio da BP são: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares;Hospital BP Mirante, que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; Hospital BP Essencial, que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; BP Vital, uma rede de clínicas com diversas especialidades médicas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que oferece cursos, especializações e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde.

Nenhum comentário