Últimas

ZEN orienta estudantes brusquenses a desenvolverem projetos de sustentabilidade ambiental

Fabricante de autopeças catarinense desafiou crianças a avaliar de forma prática o reaproveitamento de resíduos como ferramenta de conscientização


A ZEN desafiou cerca de 80 estudantes de quarto e quinto anos das escolas de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks e de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, da cidade de Brusque (SC), a desenvolverem projetos utilizando materiais recicláveis e apresentá-los durante a Semana Ibero-Americana de Sustentabilidade – Ciclo Siete. Promovido pelo Parque Zoobotânico, entre os dias 25 e 26 de abril, o evento fez parte das comemorações do Dia da Terra (22 de abril).

Esta é a segunda vez que a fabricante de autopeças catarinense participa dessa iniciativa, que tem o objetivo de divulgar ações desenvolvidas em conjunto entre a comunidade, o setor público e o setor privado de várias localidades dos 22 países ibero-americanos. A meta é conscientizar as pessoas de que pequenas ações e diferentes experiências podem gerar uma grande mudança no comportamento e nas atitudes da população, e, dessa forma, impactar na busca do desenvolvimento sustentável.

O desafio

O analista do Sistema de Gestão Ambiental da ZEN, Felipe Costa, explica que lançou o desafio para as crianças após ministrar uma palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade nessas duas escolas. “Desafiamos as crianças a representarem nossa cidade e desenvolverem projetos sobre o tema para que pudessem exercer o senso crítico em relação ao meio ambiente. Elas surpreenderam a todos pela qualidade dos trabalhos”, elogia Costa.

Entre os destaques estavam dois puffs para decorar a sala. O primeiro utilizava pneu, esponja e barbantes coloridos, enquanto o outro, cones de linha vazio e sobras de tecido, além de papelão. Outro que chamou bastante a atenção dos participantes foi uma lanterna feita com garrafa pet. “Ela era preenchida com esponja. Os jovens ainda montaram um circuito elétrico para ligar a lâmpada led, o que foi bem interessante”, explica Costa.

Além de auxiliar os estudantes a desenvolverem os seus trabalhos, a ZEN também foi responsável pelo transporte das crianças até o Parque Zoobotânico. Após a apresentação dos projetos, a criançada passeou pelo local e participou de diversas brincadeiras.

Programa de resíduos

O analista do Sistema de Gestão Ambiental também participou do evento apresentando o programa de resíduos diferenciados implantado na empresa. “Existem materiais como as esponjas de lavar louça, produtos de higiene bucal e materiais de escritório, como canetas e corretivos, por exemplo, que podem ganhar um destino mais nobre depois de sua utilização. Para descartar esses itens, firmamos uma parceria com a TerraCycle, empresa líder global no setor de reciclagem de resíduos de difícil reciclabilidade, que recebem o material para reaproveitamento e, após uma série de processos, os encaminham a uma destinação correta”, explica.

Para recolher os resíduos e incentivar os seus colaboradores a dar um destino correto a eles, foram disponibilizados cinco contentores nas instalações da ZEN. A empresa também coleta anéis de latas de refrigerante, pilhas e baterias. “Em abril, doamos para a Associação Empresarial de Brusque - ACIBr seis garrafas pet de dois litros cheias de lacres de latinha para auxiliar na compra de cadeiras de rodas”, afirma o analista.

Sobre a ZEN

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 9,2 milhões de produtos. Seu portfólio também inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa dest ina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Nenhum comentário