Últimas

Animação brasileira “Café, Um Dedo de Prosa” em cartaz no Espaço Itaú de Cinema em São Paulo

Longa de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, narra em formato de animação a história da bebida mais popular do Brasil.


A animação “Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, conta de modo leve e bem-humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. Com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes, “Café, um dedo de Prosa” passou pelo Circuito Spcine em sessões especiais com oficinas de animação nos CEUs, e no dia 08 de junho entra em cartaz no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, em São Paulo.

O filme parte do encontro de dois amigos - Vera Holtz e Wandi Doratiotto - em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. Em seu primeiro longa, o diretor Maurício Squarisi resgata questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

A obra começou a ganhar vida em 2009, justamente quando Squarisi conheceu o livro de Ana Luiza Martins, que foi também a consultora e revisora histórica do filme. Com a paixão pelo café e a descoberta de um livro que documentava tão bem sua história, Maurício Squarisi, que trabalha com desenhos animados desde 1979, começou então a pensar em novas maneiras de apresentar a bebida ao público.

“Queria atores que tivessem um sotaque paulista natural, daí a escolha de Wandi Doratiotto, que é um típico paulistano, e Vera Holtz, que na sua essência é uma ‘caipira’ de Tatuí, no melhor sentido do termo”, explica Squarisi, que manteve em todo o filme a tradição do desenho em papel. “Em uma obra autoral, a técnica vem junto com a estética, com a sensibilidade do autor. Gosto e sempre gostei de usar o papel, me identifico com o lápis, por isso 90% do filme foi desenhado dessa forma, para depois ser digitalizado e colorido em computador”, comenta.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor de animação. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti. Com mais de 40 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre outros.

Serviço:

“Café, um dedo de prosa” no Espaço Itaú de Cinema – (São Paulo/SP).
A partir de 08 de junho
Endereço: Espaço Itaú de Cinemas – Unidade Augusta (R. Augusta 1.475 e 17470 - Consolação)
http://www.itaucinemas.com.br/pag/sao-paulo-augusta


Animação de Maurício Squarisi
Tempo de duração: 72 min
Classificação indicativa: 10 anos
Produção: Campinas-Valinhos/SP/Brasil – 2014
Lançamento: 2017
http://www.ncacampinas.org.br/cafe/
Produção: Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Acompanhe no facebook: @ncacampinas

Nenhum comentário