Últimas

Cavalo Amigo busca parcerias com prefeituras para beneficiar crianças e adolescentes com TEA de baixa renda

Empresa quer levar a Equoterapia para crianças com Transtorno Do Espectro Autista - TEA e que não tem condições de pagar o tratamento. 

Foto/Marco Quintana
A Equoterapia é um tratamento muito poderoso especialmente para crianças e adolescentes com diagnostico de autismo, o contato e os movimentos precisos dos cavalos aliados aos conhecimentos de uma equipe multidisciplinar desenvolvem a melhora dos praticantes quando aplicada da forma adequada resultando assim, em pouco tempo, uma sensível melhora na qualidade de vida de toda família.

Muitas vezes confundida com lazer, a Equoterapia é um trabalho reconhecido pelo conselho federal de medicina e que exige muitos cuidados em relação ao manuseio do cavalo e com os praticantes. O acompanhamento deve ser feito por psicólogos, educadores treinados e qualificados e, são essas condições que tornam o tratamento eficaz.

De acordo com Silvia Scheffer, coordenadora e psicóloga da empresa Cavalo Amigo, o tratamento através da equoterapia atingiria um número maior de beneficiados se houvesse parcerias entre o governo municipal, estadual ou federal, com as instituições que prestam o serviço. Pois muitas famílias que necessitam do tratamento não têm condições de pagar os altos custos que a equoterapia exige.

Silvia afirma que a Cavalo Amigo possui parceria com a Secretária Municipal da Educação de Porto Alegre (Smed) e mantém diálogos com outras prefeituras para ampliar o atendimento através de parcerias com órgãos públicos. “O projeto é no futuro passarmos a manter a Cavalo Amigo com recursos públicos, o que nos possibilitaria atender praticantes de baixa renda com uma frequência muito maior” – explica Silvia.

Nenhum comentário