Últimas

Chile supera marca de US$ 1 bilhão nas vendas de alimentos para o Brasil em 2016

País lidera fornecimento de produtos do mar e vinhos para o mercado brasileiro e ocupa a terceira posição entre os países que mais exportam azeite de oliva extravirgem para o Brasil *Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri visitará o espaço chileno na APAS

Comemorando os resultados expressivos em sua parceria com o mercado brasileiro, o Chile volta a participar do maior e mais relevante evento supermercadista da atualidade: a APAS Show, que acontece entre os dias 2 e 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Representado por uma delegação de 15 empresas do setor alimentício, o país ainda contará com a ilustre presença do embaixador chileno no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, que fará a abertura oficial do estande, e da subdiretora nacional do ProChile, Marcela Aravena.

A participação na feira marca a abertura da agenda de atividades do Chile em solo brasileiro, que segue investindo em uma forte estratégia de promoção dos seusprodutos nos mais promissores mercados mundiais, entre os quais o Brasil, que se destaca como o principal destino das exportações de alimentos chilenos em toda a América Latina e o quarto maior no ranking mundial. Em 2016, as exportações do Chile para o País alcançaram o valor de US$ 2.964 bilhões. Deste montante, US$ 1 bilhão correspondem ao envio de alimentos.

Dentre os destaques em produtos chilenos que tiveram um aumento notável no mercado brasileiro entre 2015 e 2016, estão as maçãs frescas, cujas exportações registraram crescimento de 147%, com um aumento de US$ 28 mi para US$ 71 mi; osazeites de oliva extravirgens, com envios que subiram 34%; salmão e truta, que tiveram aumento de 9%; e os vinhos, com elevação de 8%.

Os valores alcançados são resultado direto do empenho e da relação de confiança entre os países. O Chile demonstra um sólido interesse em seguir o movimento positivo da parceria e uma das ações estratégicas para manter esse objetivo é trazer ao Brasil empresas que representem e ajudem a promover os produtos mais simbólicos da indústria alimentar chilena.

“Estes números refletem os esforços que o nosso país realiza no Brasil para aumentar a conscientização a respeito da diversidade e qualidade dos alimentos chilenos. Por esse motivo, voltamos pelo quinto ano consecutivo com o pavilhão oficial do Chile na APAS, um evento de alto impacto, que promove nosso relacionamento com importadores e varejistas de todo o Brasil. Essa participação nos permite seguir o compromisso para chegar à mesa dos brasileiros com a qualidade, segurança internacional, rastreabilidade e, claro, o sabor natural dos produtos chilenos”, comenta María Julia Riquelme, do ProChile Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país.

Produtos chilenos: na mesa e no coração dos brasileiros

Desde o final de 2014, os envios de bens chilenos para o Brasil – categoria que abrange os alimentos – vêm superando as exportações de cobre, matéria-prima símbolo da indústria de mineração do Chile, com um total de 61% em 2016. Segundo o ProChile, tal resultado engloba a participação das Pequenas e Médias Empresas chilenas, integrantes doplanejamento estratégico do país, que visa incentivar a presença de playerspotenciais e abrir novas oportunidades que ampliem ainda mais as trocas comerciais entre Brasil e Chile.

Foods from Chile

Em sua 5ª participação no evento mais importante do segmento de alimentos do mundo, o Chile reafirma a importância de sua campanha internacional de alimentos, a Foods from Chile.

Segundo Marcela Aravena, a presença do país na APAS está diretamente relacionada ao principal objetivo de promover a oferta de produtos exportáveis chilenos, que no Brasil é reforçado pela atuação das marcas setoriais Salmón de Chile, ChileOliva e Wines of Chile.

Confira no box abaixo os destaques das 15 empresas que apresentam seus produtos na APAS 2017:


ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações:

http://www.prochile.gob.cl.

***Todos os dados informados têm como fonte a Inteligência Comercial do ProChile, com dados do Banco Central do Chile, do Serviço Nacional de Aduanas e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil.

APAS 2017 – 33º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados

Data: De 2 a 5 de maio de 2017
Horário: 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas / 5 de maio, das 13 às 19 horas
Pavilhão Branco / Estande 372/392 / Corredores G 11, 12, 13
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP

Nenhum comentário