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Dia das Mães no Varejo On-line

Consenso entre os varejistas tradicionais, o Dia das Mães continua sendo a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Entretanto, quando olhamos para o E-COMMERCE, essa data passa a ocupar a terceira posição no calendário de vendas do varejo online, ficando atrás do Natal e da Black Friday.

Alguns dados do setor apontam que o DIA DAS MÃES aparece tecnicamente empatado com o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, quando olhamos o comportamento do consumidor que opta por garantir seus presentes no varejo digital.

Entretanto, o aumento do perfil do e-consumidor começou a mudar, o que pode impactar também o resultado esperado pelo DIA DAS MÃES este ano. Hoje, 52% das compras realizadas no comércio eletrônico são feitas por mulheres, um cenário que, há dois anos, era exatamente o inverso, aponta Pedro Padis, diretor comercial da GS&COMM, consultoria especializada em projetos de operações digitais com expertise em integração omnichannel do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

A seguir, o especialista dá algumas dicas para o varejista on-line aumentar a relevância da data comemorativa para o seu negócio:

FATORES DECISORES DA COMPRA ON-LINE

FRETE GRÁTIS: Apesar de cada vez mais os sites cobrarem pelo frete, ele ainda acaba sendo um fator decisivo no momento da compra e um motivador para o abandono de carrinho.

PARCELAMENTO: O prazo médio de pagamento vem se mantendo inalterado nos últimos anos, com uma média de 3,5 meses. Entretanto, o que têm maior relevância são as vendas a prazo acima de seis vezes e os pagamentos com desconto à vista.

MOBILE: A participação das vendas via dispositivos móveis (como o smartphone) também vem crescendo em um ritmo bastante acelerado. Assim, ajustar seu site para ser responsivo ou ainda criar um m-commerce já é uma realidade necessária para a maioria dos varejistas, pois facilita a conversão via esse tipo de device. Segundo a Ebit, a estimativa é que até o final deste ano as compras por dispositivos móveis devam representar 32% do total das compras virtuais.

5 DICAS PARA OS E-VAREJISTAS COLOCAREM EM PRÁTICA, JÁ!

1. Trabalhe três pilares promocionais: DESCONTOS, FRETE GRÁTIS E PARCELAMENTO.

2. Estimule a comunicação e a interação com a consumidora, permitindo que ela divulgue seus “desejos”, como uma “wishlist”.

3. Convide as mães a compartilharem as promoções que mais a atraem.

4. Divulgue os produtos mais pedidos aos familiares (filhos, maridos...).

5. Crie relacionamento entre seus clientes, a ponto de conseguir identificar os casais que compram da mesma marca, por exemplo.

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