Últimas

Em SP, especialistas discutem Design como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, humano e ambiental sustentável

Com palestrantes nacionais e internacionais, Conferência Design para Vida 2017 acontece de 26 a 28 de maio em São Paulo 


São Paulo abriga de 26 a 28 de maio a Conferência Design para Vida 2017, encontro nacional que propõe diálogo, conhecimento, formação de opinião e ideias transformadoras com base no Design como agente para o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico sustentável.

De acordo com Anderson Falcão, designer e idealizador da Conferência Design para a Vida e fundador do projeto homônimo que visa atuar como articulador entre mercado, indústria, profissionais, academia e governos na promoção de qualificação profissional e de propostas que gerem desenvolvimento a partir do design, há tempo o design não é mais só uma ferramenta para criar soluções para problemas de ordem estética. ¨Ele é hoje elemento que agrega valor a bens e serviços e impulsiona toda uma rede de estímulos e de inovação que mudam vidas, comportamentos, indústrias e o bem estar social e humano. ¨

Dados mundiais corroboram as palavras de Falcão. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), mais de US$ 414 bilhões circulam anualmente pelo mercado mundial provenientes da transversalidade e da comercialização do design. "É uma cifra grandiosa que nos mostra o potencial do design para uma economia mais moderna e criativa na qual as inclusões econômica e social sejam vitais nos processos de produção".

A edição São Paulo da Conferência Design para Vida 2017 trará 12 palestras distribuídas em três dias de evento na Vila Madalena – bairro da capital paulista que remete à boêmia Montmartre do final do século 19 aos anos 20, por onde, entre ruas, cafés e becos franceses, viveram e circularam importantes agentes transformadores da criação artística e do pensar social, como Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Renoir, Degas, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cícero Dias. 

Foto Divulgação - Crédito: Saulo Kainuma
"Não é coincidência, é posicionamento", brinca Anderson Falcão. Não à toa, o encontro na Vila Madalena, que tem por tema 'Design como Agente de Mudanças', conta com palestrantes das mais renomadas, pioneiras e inovadoras instituições do Brasil e do mundo, a exemplo dos brasileiros Gabriel Portela (gestor cultural com passagens pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, atualmente lidera a área de novos negócios da SPCine - Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo), Hilaine Yacooub (Doutora em Antropologia do Consumo e especialista em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais), Ricardo Martins (consultor empresarial, especializado em inteligência de mercado BI, inovação em processos, gestão de projetos, de marcas e de negócios), Cleomar Rocha (Doutor Professor, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia e Coordenador Media Lab BR da Universidade Federal de Goiás), Andrea Macruz (arquiteta formada pelo Mackenzie-SP, mestre em Arquitetura Biodigital pela Universidade da Catalunha/Espanha, atuou em escritórios de arquitetura nacionais e internacionais e como expositora em eventos como Brasil S/A, Feira do Móvel de Milão e Bienal de Arquitetura Pequim 2008), Nemo Sampaio (designer, ex-diretor da Azul Linhas Aéreas, responsável pela construção de identidade da companhia, consultor, mentor e empreendedor), Ana Laura Gomes (consultora Adobe, certificada Dreamweaver, Photoshop, Illustrator e InDesign, criadora e produtora de materiais educacionais e artigos para blogs e revistas especializadas e colaboradora do Escritório Brasil W3C), Karen Cesar (Mestre em Liderança Criativa pela Berlin School of Creative Leadership), Beatriz Luz (Engenheira Química da UFRJ com mestrado em Gestão Ambiental na Surrey University na Inglaterra), do brasileiro-germânico Daniel Goldfinger (empreendedor internacional, executivo, consultor de empresas e mentor de startups) e dos argentinos Christian Ullmann (designer de produtos sustentáveis à base de resíduos pré e pós-consumo e produção semi-industrial) e Florência Ferrer (socióloga e especialista em Inovação Pública, consultora no Brasil e América Latina e ex-integrante da equipe da campanha 2016 da democrata Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos), além de intervenções online com a estrategista de negócios e designer de comunicação norte-americana Cheryl Helller e com o professor e doutor portuguës Antonio Cruz Rodrigues.

A Conferência Design para Vida - Edição São Paulo 2017 acontece de 26 a 28 de maio na EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas (Rua Mourato Coelho 1404 – São Paulo/SP). Inscrições e valores de investimento estão disponíveis em http://goo.gl/8zu8dt. Estudantes e associados à ADP (Associação de Designers de Produto) e à ABEDesign (Associação Brasileira de Empresas de Design) têm 20% de desconto. Mais informações podem ser obtidas no site www.designparavida.com

Serviço
Conferência Design para Vida – Edição São Paulo 2017
Quando: 26 a 28 de maio
Onde: EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas
Endereço: Rua Mourato Coelho 1404 - Vila Madalena - São Paulo (SP)
Inscrições: http://goo.gl/8zu8dt
Informações: http://www.designparavida.com
Programação: http://www.designparavida.com/conferencia-2017/

Nenhum comentário