Últimas

Equipe Team Phenomenal Hope corre para ajudar pacientes com Hipertensão Pulmonar

Os atletas voluntários vão dar o fôlego por três pacientes com histórias e batalhas diferentes na corrida Seven Run que acontece em São Paulo

Subir escadas, caminhar e até mesmo uma atividade simples como pentear os cabelos se tornam grandes desafios para pacientes com Hipertensão Pulmonar (HP). No próximo dia 27 de maio, o Team PHenomenal Hope, equipe de atletas voluntários que percorrem o Brasil para conscientizar sobre a doença, participa da corrida Seven Run, que acontece em São Paulo (SP). Na terceira corrida da temporada de 2017 da equipe participarão a presidente da ABRAF (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar), Paula Menezes, e os atletas voluntários Ricardo Panato, Karoline Tsukahara e Thiago Cerqueira.

Iniciativa criada pela ABRAF, a missão do Team é usar o esporte para promover e alertar a população sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar (HP), que afeta cerca de 60 mil pessoas no Brasil e 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, o Team está promovendo a ação “Perco o Fôlego por Você”, na qual os atletas vão representar diversos portadores da doença, vestindo um “número de peito” com a foto de um paciente em cada corrida. Além disso, o foco do trabalho da Associação está na revisão do Protocolo Federal, que proíbe a terapia combinada, trazendo risco de vida para os pacientes que precisam dos medicamentos.

Em São Paulo, os homenageados serão Cristina Lovato, Mariana Dias e Sheila Sant Anna, três pacientes com sonhos e histórias diferentes. Cristina foi diagnosticada em 2016 com Hipertensão Pulmonar Idiopática. Seu maior sonho é ver sua filha crescer. “Não tenho sérias limitações, a não ser pegar peso e correr com a minha filha”, conta a paciente.

Diagnosticada há 3 anos, Mariana tem Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica, utiliza oxigênio para dormir e precisa de um medicamento não incorporado no Protocolo para dar continuidade ao tratamento. Mesmo com algumas limitações, Mariana trabalha e também é líder do grupo de apoio da doença em São Paulo. Seu maior sonho é fazer um mochilão e correr 5Km com o Team. Já Sheila foi diagnosticada com HP secundária por Lupus em 2008 e desde 2014 não trabalha mais devido ao agravamento da doença que desencadeou uma arritmia cardíaca. Apesar de algumas dificuldades, Sheila continua lutando e tem o sonho de ter filhos e praticar esportes.

O Team PHenomenal Hope foi criado no ano passado pela presidente da ABRAF, Paula Menezes, que se juntou à luta contra a HP após perder sua mãe para a doença. Desde a sua perda, Paula vem lutando para apoiar, conscientizar a população e garantir o tratamento adequado para os pacientes. Além de todo o trabalho junto a Associação, a presidente também liderou o quarteto do Team no ano passado, que teve como prova final uma ultramaratona, a Travessia Bertioga-Maresias. “Quando pensava em desistir, em uma prova que foi um dos maiores desafios que já enfrentei, devido as dores, mal-estar e cansaço, eu me lembrava da minha mãe, sempre guerreira, dizendo que ia vencer a Hipertensão Pulmonar, pois ela era muito maior que o pulmão. Imaginava o que ela sentiria ao me ver cruzando a linha de chegada e isso me fez ir até o fim”, conta Paula sobre o grande desafio que foi completar 75Km.

Conheça os outros atletas voluntários que participam da prova de São Paulo:

Thiago Cerqueira - Conheceu a doença por meio de uma grande amiga que foi diagnosticada com HP e desde então passou a pesquisar, foi quando conheceu o Team. Antes Thiago corria somente em prol da sua saúde, mas ele viu na iniciativa a grande oportunidade de ajudar os pacientes e também sua grande amiga, que luta contra a HP.

Karoline Tsukahara – É fisioterapeuta e trabalha na terapia intensiva, mas devido à falta de tempo não costumava praticar esportes. Foi através de uma de suas irmãs que Karoline começou a correr e hoje em dia não se imagina sem o esporte. Ela conheceu a HP através de Paula Menezes e ficou sensibilizada pela sua história de vida, já que também perdeu sua mãe cedo, e resolveu abraçar a causa, ingressando na equipe do Team.

Ricardo Panato – Amante do esporte desde pequeno, Ricardo é casado com Paula Menezes. Juntou-se ao Team como forma de apoio a doença e a sua companheira, que foi pedida em casamento por ele em um evento de HP.

Serviço:

Corrida Seven Run
Data: 27 de maio às 18h
Horário: 18h
Local: Largada na Avenida Professor Mello Moraes (raia olímpica da USP) – São Paulo/SP

Sobre a ABRAF

A ABRAF – Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo promover dignidade e qualidade de vida a pacientes que sofrem da doença. A instituição conta com cerca de mil associados e atua em âmbito nacional e internacional, promovendo diversas ações de conscientização e luta pelos direitos dos pacientes. No âmbito internacional, a ABRAF representa o Brasil na Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar e possui um Memorando de Entendimento com a PHAssociation, nos Estados Unidos, contribuindo para o intercâmbio de informações e melhores práticas na condução da entidade.

http://www.respirareviver.org.br/

Sobre o Team PHenomenal Hope Brasil

O Team Phenomenal Hope Brasil é uma equipe de corrida composta por oito atletas voluntários, que percorrem o País participando de provas com o objetivo de conscientizar a população sobre a grave doença Hipertensão Pulmonar. Neste ano a equipe já percorreu 500Km em treinos e corridas.

http://www.teamphbrasil.org.br/

Nenhum comentário