Últimas

Instituto Mauá de Tecnologia participa do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa

São Paulo, maio de 2017 – O Instituto Mauá de Tecnologia sempre envolvido em trazer e criar estratégias para promover o desenvolvimento de seus alunos, em maio, com outras instituições e com o apoio da Editora Grupo A Educação, acompanhou com satisfação o lançamento do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, voltado para educadores e gestores do Ensino Superior.

O livro nasceu a partir de temas relevantes debatidos por diferentes instituições no II Fórum STHEM Brasil, realizado na Mauá em 2016. Os temas acabaram virando capítulos que basicamente tratam da análise e reflexão sobre as estratégias ativas para a aprendizagem e a formação de professores para atuarem com essas estratégias, tudo isso a partir do relato e da avaliação da aplicação dessas estratégias em diversas instituições de ensino.

“A ligação desse projeto com a Mauá é que nossa instituição está num processo de ampliar o uso de estratégias hands-on nos seus cursos. Em outras palavras, ‘é fazendo que se aprende’ é a diretriz que tem motivado as mudanças no currículo da Mauá. Mais projetos e oficinas foram introduzidos, dando ao estudante a oportunidade de praticar, de experimentar, de projetar e de construir produtos, processos e o seu conhecimento. Além disso, as estratégias ativas de aprendizagem estão sendo gradativamente incorporadas nas aulas das disciplinas dos cursos, sempre com o objetivo de promover a aprendizagem de forma mais efetiva e moderna” diz o prof. do Instituto Mauá de Tecnologia e um dos coordenadores do livro, Octavio Mattasoglio Neto.

Os leitores interessados poderão acessar o livro gratuitamente nas plataformas digitais Amazon, Saraiva, Google, e conferir experiências de diversas instituições que, compartilhadas, permitem ampliar o rol de estratégias a ser utilizadas num trabalho mais eficiente e eficaz para a aprendizagem, com o viés de participação ativa do estudante.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de Graduação em Administração, Design e Engenharia. Na Pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 51 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

Nenhum comentário