Últimas

Neste sábado (6). tem projeto "Bordando no Banquinho" e abertura da exposição “Doninhas que pintam e bordam”, na Patrícia de Deus - Ideias e Papéis

MOSTRA INCLUI VITRINE DE “DIA DAS MÃES” E UMA EDIÇÃO 
DO PROJETO “BORDANDO NO BANQUINHO”

Foto/Divulgação
“Doninhas que pintam e bordam”. Este é o nome da próxima exposição do Patrícia de Deus – Espaço de Arte, que será inaugurada no dia 6 de maio, junto à vitrine temática de Dia das Mães. O universo feminino é retratado pela artista Regina Meirelles, com pinturas, ilustrações, bonecas de pano e objetos.

“São figuras vividas, com os batons borrados, olhos que veem algum lugar ao longe. São vaidosas, embora a beleza aqui não seja importante. Talvez seja uma forma de mostrar sua fragilidade, a preocupação em estar sempre bem apresentada para a sociedade e ao mesmo tempo o borrado da maquiagem se traduz em maturidade, em vivência. A força está no olhar, no interno, na expressão”, conta a artista.

Foto/Divulgação
Regina Meirelles sempre pesquisou a natureza do feminino, tanto nas lendas quanto no cotidiano. O nome das personagens, “Doninhas”, veio de um costume de infância, de chamar as pessoas da vizinhança por apelidos carinhosos quando não sabia seus nomes. “Hoje me refiro a todas as mulheres como doninhas. Desde a infância até a velhice. Somos todas doninhas, mulheres, senhoras, donas de nós mesmas”, comenta.

A vitrine da loja Patrícia de Deus – Ideias e Papéis também recebe crochês e bordados que vão compor a mostra de bonecas, que vão das faces bem-humoradas até às mais dramáticas. Dos traços mais elaborados até os minimalistas.

Foto/Divulgação
"Acho que a Patrícia de Deus está sabendo trabalhar os artistas da melhor forma. Seu espaço ganhou uma posição inédita que quase não vemos na cidade, de ser diverso que transita entre uma papelaria fina e uma galeria de arte. Acredito que estes projetos iniciados por ela, acabam descobrindo artistas novos e antigos que estão se reinventando, tornando tudo mais acessível”, finaliza Regina.

Bordando no Banquinho – Edição especial

Na abertura da exposição, acontece mais uma edição do projeto “Bordando no Banquinho”. Desta vez o tema é especial para as mães e as bordadeiras “Amigas da Agulha” vão ensinar o público como bordar ilustrações de corações. Na ocasião, haverá também o varal encantado, com mostra de bordados realizados em outra edição do projeto, que teve o tema “histórias encantadas”.

O “Bordando no Banquinho” começou despretensioso, como iniciativa da proprietária da loja, Patrícia de Deus, que abriu um espaço para o bordado. Um banquinho de praça, à sombra de uma árvore, linhas e agulhas chamaram a atenção do público, que passou a encher os eventos.

SERVIÇOS: “Doninhas que pintam e bordam”, por Regina Meirelles

Patrícia de Deus - Espaço de Arte –
Data: de 06 de maio a 31 de Maio
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 9 às 19h. Sábados, das 9 às 14h.
Endereço: Patrícia de Deus – Ideias e Papéis (Rua Fernandes Tourinho, 145, Savassi).
Entrada Gratuita.
www.patriciadedeus.com.br

Sobre a artista Regina Meirelles

Formada em Belas Artes pela UFMG, profissionalizou-se em cerâmica, material que trabalha por mais de vinte anos. Atualmente voltou à pintura com os trabalhos das Doninhas. Procura usar a pintura e o desenho em diversas superfícies, por isso a confecção de bonecas (cada uma é única, pintada à mão), as pinturas em lona, os desenhos com pastel oleoso sobre cartão e também os objetos utilitários em série.

Nenhum comentário