Últimas

Amarante: Cidade histórica de Portugal vai abrigar o MIMO Festival, em julho

Conheça as atrações da edição em Amarante, Portugal, que vai acontecer de 21 a 23 de julho de 2017


O MIMO Festival consolida sua trajetória internacional e acaba de anunciar o lineup do evento, que vai acontecer de 21 a 23 de julho de 2017 na charmosa cidade portuguesa de Amarante. Aproveitando o ensejo, foram confirmadas três atrações que se apresentarão na edição deste ano, tanto em Amarante como no Brasil. Serão elas: a londrina Ala.Ni, que foi vocalista de Andrea Bocelli, Mary J. Blige e Blur, até sair em carreira própria, a baterista e compositora Anne Paceo, uma das maiores figuras do novo cenário do jazz francês, e o português Manel Cruz, vocalista, guitarrista e letrista que ganhou notoriedade, na década de 1990, como integrante da banda de rock Ornatos Violeta. Está confirmada ainda, para a edição do MIMO 2017, no Brasil, a participação da cantora portuguesa Teresa Salgueiro, que ficou conhecida como vocalista do grupo Madredeus. Na edição 2017 de Portugal, temos anunciados nomes como Nação Zumbi, Céu, Jards Macalé, Herbie Hancock e Tinariwen, entre outros (Lineup completo de Amarante mais abaixo). O MIMO Festival Amarante é uma realização da Lu Araújo Produções, Musickeria e Araújo & Bartilotti Artes.

Amarante vai abrigar, além dos concertos, as etapas que marcam a história do evento como iniciativa sociocultural: Festival MIMO de Cinema, Fórum de Ideias, Chuva de Poesia e a Etapa Educativa, que compreende workshops, oficinas e máster classes.

Palco da estreia internacional do MIMO Festival, a charmosa cidade, que é Distrito do Porto, está localizada no Norte de Portugal. Distinguindo-se pelo patrimônio cultural e natural da região do Tâmega e Sousa e o intenso fluxo turístico, Amarante é conhecida por seu belo casario, as igrejas seculares e a produção do apreciado vinho verde. A edição deste ano vai contar com 52 atividades, entre música, cinema, Etapa Educativa, Fórum de Ideias e poesia.

Novidade este ano é o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e a criação do programa "MIMO Sem Barreiras", que tem como objetivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. Para tal, haverá, por exemplo: informações em braile e guias videntes para acompanhar deficientes visuais; guias intérpretes de libras para atender surdos e/ou mudos, e, uma área reservada para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos locais ao ar livre.

O MIMO Festival tem como promotores a Turismo do Porto e Norte de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante e conta com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Fundação Millennium bcp é a patrocinadora da Etapa Educativa.

No Brasil, o MIMO Festival 2017 conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Bradesco e FS Security.

Sobre Amarante: Localizada em um dos trechos mais bonitos do rio Tâmega, no Norte de Portugal, a ancestral Amarante está a 600 metros de altitude, abraçada pelas serras do Marão e da Ababoeira. A pouco mais de meia hora de viagem da cidade do Porto, é um destino para quem gosta de apreciar a detalhada arquitetura antiga - fundada em 350 a.C, Amarante tem uma história complexa e bela, que inclui inúmeras batalhas e ruínas preservadas, como o Solar dos Magalhães, incendiado pelas tropas francesas em 1809. É também espaço para a contemplação. Lugar onde a importância do legado (cultural, arquitetônico, gastronômico...) é evidente, Amarante se orgulha das personalidades nascidas ali: os poetas Teixeira de Pascoaes, Abade de Jazente, os escritores Agustina Bessa-Luís e Alexandre Pinheiro Torres, os pintores António Carneiro, Acácio Lino e Amadeo de Souza Cardoso e o político António Cândido. O frade dominicano São Gonçalo, embora não tenha nascido ali, deixou uma marca tão forte na cidade que o mosteiro e a ponte principal levam o seu nome e são duas das principais atrações turísticas.

Nas mesas aramatinas, a tradição é o cabrito assado, regado com o vinho verde local, acompanhado do estaladiço pão de Padronelo, que deve ser degustado no "Restaurante Lusitana" (Rua 31 de Janeiro, 65), apelidado pelo nome de "Amores" por ser o sobrenome dos irmãos gémeos que gerem a casa. O restaurante dispõe de um pequeno deque sobre o Rio Tâmega. Para comer o afamado leitão Bísaro (raça autóctone de suíno), a dica é se deslocar até uma aldeia (São Pedro de Aboim), onde fica o restaurante "Filhos de Moura". O "Quinta da Lama" é um restaurante todo em pedra e pitoresco pois a sala de jantar fica dentro de um antigo lagar de azeite que foi inclusive apresentado num programa de Anthony Bourdain. (Localização: Vila Meã, Amarante, Portugal).

Sobre o MIMO Festival:

Realizado anualmente desde 2004, o MIMO Festival sempre esteve intrinsecamente associado ao patrimônio, à cultura e à educação. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente ao público e acontecem em cidades com forte valor histórico e reconhecidas mundialmente pela preservação de seus patrimônios culturais. Todas as atividades do MIMO são oferecidas gratuitamente ao público. Sua extensa programação, dedicada à música instrumental, erudita e popular, reúne concertos de nomes consagrados e novas tendências do Brasil e do exterior.

O festival ocupa, com excelência, espaços representativos dos locais onde se realiza, como igrejas, museus e parques. As atividades promovem a reflexão sobre a diversidade da produção artística local e dos diferentes panoramas mundiais, atendendo a vários públicos durante a sua realização. Em 2016, o MIMO concretizou seu processo de expansão internacional, chegando à Europa. Portugal foi escolhido pelas afinidades com o Brasil e o perfil do festival. Amarante, uma bela cidade da Região Norte do país, berço de ilustres nomes da cultura portuguesa e com construções que respiram história, recebeu a primeira edição do festival em terra estrangeira, reunindo 24 mil espectadores e apresentando atrações de luxo, como Pat Metheny & Ron Carter, Tom Zé e Vieux Farka Touré. A imprensa internacional cobriu amplamente este lindíssimo evento brasileiro.

O MIMO Festival, produzidor pela Lu Araujo Produções e Musickeria, realizou ainda workshops, a Etapa Educativa e a Chuva de Poesia nas principais cidades. Os números da edição 2016 mostram a vocação do evento itinerante em levar música de qualidade por onde passa: foram 68 concertos e 42 filmes exibidos só neste ano, no Brasil e em Portugal.

Confira o número de pessoas que participaram do evento em todas as praças no ano de 2016:

  • Olinda: 95 mil 
  • Rio de Janeiro: 45 mil 
  • Paraty: 26 mil 
  • Circuito MIMO Ouro Preto e Tiradentes: 2.500 
  • Amarante/ Portugal: 24 mil 
  • Total: 192.500 espectadores

No início de 2017, o MIMO Festival foi o parceiro oficial do Celtic Connections, destaque no Showcase Scotland, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro, em Glasgow, na Escócia. O MIMO levou ao Reino Unido uma seleção da música brasileira, através de artistas que melhor a representam na atualidade, como Baby do Brasil, Roberta Sá, Yamandu Costa, Renata Rosa, Carlos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha.

Nenhum comentário