Últimas

Conhecimento que transforma o mundo se dá pela imprensa e hoje é comemorado

Dia primeiro de junho: Dia da Imprensa 

No Dia da Imprensa, 01 de junho, comemora-se também a primeira transmissão de TV no Brasil. À esta data, a jornalista Aline Wolff destaca o papel da imprensa e da TV na vida dos brasileiros.

Aline, que atua como Assessora de Imprensa e Coach de Comunicação, Posicionamento e Autoridade na agência WH, explica: “A assessoria de imprensa é muito importante dentro do trabalho de formação da autoridade para marca e gestores. A imprensa é considerada como quarto poder pela sua força e pelo seu impacto social, que são enormes. Eu imagino como seria a nossa vida atual em sociedade sem a TV e a imprensa. Embora exista muito sensacionalismo, a imprensa exerce papel fundamental, especialmente em tempos conturbados politicamente. Ela faz a denúncia!".

A televisão, afirma, é um veículo democrático, pois alcança mais de 90% dos lares brasileiros. Com a TV digital que chegou para substituir totalmente o sinal analógico em poucos anos, a estimativa é de que 100% das residências tenham acesso à televisão. "E isso é essencial ao processo midiático, à democracia e publicação de feitos do mercado privado em favor do desenvimento social e urbano", mostra.

A televisão chegou ao Brasil nos anos 50, e por ser um aparelho muito caro, apenas famílias ricas, a maioria rurais, tinham acesso na época. Em 1970 aconteceu a primeira transmissão na TV brasileira. "Foi a cobertura da Copa do México, tendo a nossa seleção sido consagrada como tricampã", lembra. Um ano depois aconteceu à primeira transmissão ao vivo e a cores, direto da cidade gaúcha de Caxias do Sul durante a Festa da Uva.

"Para nós que trabalhamos com o jornalismo e Assessoria de Imprensa, para nossos clientes que utilizam a imprensa com o intuito de transmitir seus conhecimentos, o dia primeiro de junho é um dia de celebração. Afirmo todos os dias que o conhecimento é o que transforma o mundo, o que impacta vidas e é o que faz o mundo girar", comemora Aline Wolff.

A jornalista diz que os empreendedores movem o mundo pelo conhecimento, seja pelos seus serviços ou produsots. Produzir em nossa economia exige conhecimento. "Esse conhecimento precisa ser comunicado, pois são embasados em estudos e pesquisas que trazem benefícios à toda a comunidade. Como comunicadores, pela imprensa levamos a informação gerada pelas organizações para a sociedade, para que ela se beneficie deste conhecimento”, completa.

Nenhum comentário