Últimas

Entrega do Prêmio Desafio Casa AQUA aconteceu na Florense Alphaville

A iniciativa da Inovatech Engenharia e Cipasa Urbanismo teve o apoio do CAD Alphaville.


Barueri, São Paulo – junho de 2017 – Na noite do dia 21 de junho, arquitetos de todo o Brasil se reuniram na loja Florense Alphaville para a entrega do prêmio Desafio Casa AQUA, promovido pela Inovatech Engenharia em parceria com a Cipasa Urbanismo. A partir das 19h, convidados, empresários membros do CAD Alphaville, apoiador oficial do prêmio, imprensa e arquitetos concorrentes em diferentes categorias começaram a chegar para a noite de premiação e fortes emoções.

Após um coquetel receptivo, os presentes se dirigiram aos seus assentos e a proprietária da Florense Alphaville, Cristina Maczka, deu início a cerimônia. Convidado especial, o arquiteto inglês Bill Dunster, realizou uma breve apresentação que incluiu seus estudos e projetos inovadores feitos com base em conceitos sustentáveis. O profissional é um dos maiores destaques no universo de arquitetura eco-friendly do Reino Unido. Durante a palestra, Bill mostrou tecnologias e inovações acessíveis que resultam em construções rápidas com menos emissão de carbono e custos.

Um vídeo com os organizadores e o júri também foi apresentado ao público, para evidenciar o objetivo do Desafio, os tópicos avaliados e as opiniões de cada um, após a análise e escolha dos vencedores. Com mais de 180 escritórios de todo o Brasil inscritos e 49 projetos enviados, o prêmio superou as expectativas dos idealizadores.



De forma breve, os representantes de cada uma das empresas envolvidas patrocinadoras também discursaram para a plateia. “Um simples desafio como este cria um movimento. Cada profissional envolvido mostrou como podemos contribuir com o meio ambiente. Todos vocês profissionais são fundamentais para a construção de um planeta sustentável. Deixo os nossos agradecimentos pela transformação que estão promovendo e peço que não desistam dessa missão”, disse Cristina Maczka.

O público presente conheceu os 14 escolhidos para a última etapa do Desafio durante a apresentação de mais um vídeo. Entre os melhores projetos, três foram elaborados por arquitetos membros do CAD Alphaville. Roberto Rocha; Graciela Piñero em parceria com Natalie Fogagnoli e Caroline Manuchakian; e as arquitetas Suzana Macedo Araújo e Anna Carolina Botelho Maldonado integraram a lista de finalistas ao prêmio.

GANHADORES

Próximo das 21h, foram anunciados os grandes vencedores da noite. A gerente de sustentabilidade, comunicação e pessoas da Cipasa Urbanismo, Oriana Rey, entregou aos arquitetos Isaac Amir, Marina Machado, Carlos Mello e Kaique Xavier a menção honrosa da categoria Sistema Construtivo.

Já na categoria Arquitetura Bioclimática, Cristina Maczka e Marcos Egydio, diretor geral do Grupo Itahyê, entregaram a menção honrosa para os arquitetos Eduardo Pinheiro, Mariana Ferreira, Priscila de Souza e Roberta Sampaio. A arquiteta Jessica de Faria Ribeiro foi a vencedora da menção honrosa na categoria Gestão de Água, entregue por Gilles Alvarenga e Bill Dunster, da ZED Factory.

Por fim, o grande vencedor do Desafio Casa AQUA foi o projeto elaborado pelos jovens arquitetos Breno de Mendonça, Jonatas Pacheco, Bruno de Moraes e Luana Carvalho, do escritório Mopa Arquitetura, localizado em São Paulo.

DESAFIO

Com criatividade e incentivo às boas práticas, o Desafio Casa AQUA levou os participantes a elaborar plantas que tenham novas visões de construção, valorizando os conceitos sustentáveis, em três opções de lotes (plano, aclive e declive). Os projetos serão usados como inspiração aos futuros moradores da segunda fase do Residencial Itahyê da Cipasa Urbanismo.

O júri foi composto pelos profissionais Gilles Alvarenga, diretor de operações internacionais da ZED Factory, Rodrigo Mindlin Loeb, titular do escritório Mindlin Loeb Arquitetura, Joana Baracui, editora da revista Arquitetura e Construção e Miriam Addor, presidente da AsBEA- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. A banca escolheu um vencedor e premiará outros três projetos com menções honrosas.

SOBRE A FLORENSE ALPHAVILLE – Com 28 anos, a Florense Alphaville foi a primeira loja do segmento na região. A marca é referência mundial entre as fábricas de móveis high-end, com seu mix de produtos que contempla todos os ambientes, residenciais e corporativos. Localizada na Alameda Rio Negro, nº 1030, entre a linha de produtos disponíveis estão: cozinhas, armários, estantes, estofados, home theaters, home offices, salas de jantar, móveis complementares, áreas de serviço, banheiros, escritórios, cadeiras, paredes divisórias, poltronas para auditórios e projetos especiais para contract. www.florense.com.br // Instagram: @florensealphaville

Nenhum comentário