Últimas

FIRJAN recebe missão da Rede de Distritos Criativos e promove debate “Cidades para pessoas”

Em parceria com o IRPH e o Centro Rio+, Federação leva grupo internacional para conhecer iniciativas inovadoras na cidade do Rio

O Sistema FIRJAN promove nesta quinta-feira (29/6) o evento “Ágora – Cidades para as pessoas”, que discutirá iniciativas inovadoras promovidas pela Rede mundial de Distritos Criativos em torno do urbanismo, sustentabilidade urbana, inovação e criatividade nas cidades. Promovido pela primeira vez, o evento tem a parceria do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e do Sistema FIRJAN. O debate começa às 9h na Av. Graça Aranha 1, Centro do Rio.

A Reverse Mission da Rede de Distritos Criativos começou hoje a sua visita aos locais de inovação e criatividade da cidade do Rio nesta terça-feira. O grupo fica no município até sexta-feira. Aqui eles visitarão as obras de instalação da Casa FIRJAN,em Botafogo, os museus do Amanhã e MAR, o Refettorio Gastromotiva, o Galpão Malha, o Centro Carioca de Desing, a Fábrica Bering, o Educare Estácio e o Rio Criativo.

No Rio, participam da Reverse Mission os representantes dos distritos: Norbert Höptner, de Baden-Wurttenberg (Alemanha); Roger Suarez, da Catalunha (Espanha); Pascal Cools e Carlo Vuijlsteke, de Flandres (Bélgica); Bert Doedens, de Noord-Brabant (Holanda); e Tuija Telen e Perttu Pesä, de Tampere (Finlândia).

Favor confirmar a presença por meio do e-mail imprensa@firjan.com.br ou pelo telefone (21) 2563-4727.

Criada em 2004, a Rede de Distritos Criativos – DC Networks tem por objetivo reunir as 13 regiões mais criativas e inovadoras ao redor do mundo. O propósito da rede é usar o poder da criatividade, reunindo pessoas de todo o planeta e de várias áreas de interesse, identificar novas formas de combinar conhecimento, tecnologia e recursos, por meio de parcerias e trocas de experiências. Os membros dos Distritos criativos veem as indústrias criativas como um dos setores-chaves para o futuro.

Participam das missões, delegações de empresários, membros de governos, instituições acadêmicas, pesquisadores e especialistas. Eles se reúnem para conhecer as melhores práticas, entender a realidade local e trocar informações com as diversas regiões que compõem a rede. Dessas missões, podem surgir intercâmbios, parcerias e negócios.

A Rede é formada por Tampere, Finlândia; Hong Kong e Shangai, China; Escócia; Rio de Janeiro; Oklahoma, Estados Unidos; Lombardia, Itália; Karnataka, Índia; Flandres, Bélgica; Dinamarca Central; Catalunha, Espanha; e Baden-Württemberg, Alemanha.

Empreendedores e universitários apresentam projetos à Rede Criativa

Na tarde do dia 29, empreendedores e universitários participam do LivingLab 2030 – Cidades para pessoas, promoção da Federação em parceria com o IRPH e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD – Centro Rio+. Serão apresentadas à Rede de Distritos Criativos iniciativas inovadoras cariocas, que pensam o desenvolvimento das cidades com foco na sustentabilidade, nas pessoas e no dia a dia dos cidadãos. As iniciativas devem estar em sinergia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a partir do acordo para a Agenda 2030. A ideia é promover parcerias e conexões entre os projetos brasileiros com a Rede de Distritos Criativos.

Programação dia 29

Evento Ágora – Cidades para as pessoas

9h – Abertura. Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; Prefeitura IRPH, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro; Centro Rio+PNUD, Layfa Saad; Rede de Distritos Criativos, Pascal Cools

9h20 - Indústria Criativa – Uma Estratégia para o Desenvolvimento Econômico, Gabriel Pinto, FIRJAN

9h40 - Cidades para Pessoas - Baden Württemberg (Alemanha), Norbert Hoptner; Catalunha (Espanha), Roger Suarez; Flandres (Bégica), Pascoal Cools e Carlo Vuijlsteke; Noord-Brabant (Holanda), Bert Doedens; e Tampere (Finlândia), Tujia Tefen e Perttu Pesã

11h20 – O Futuro da Minha Cidade, Mauro Campos, CBIC/SINDUSCON

11h40 - Sustentabilidade Urbana: Como conectar Políticas Públicas e Criatividade, Layfa Saad, Centro Rio+ PNUD

12h - Patrimônio Cultural e Sustentabilidade Urbana: Interfaces Possíveis, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro – Prefeitura IRPH

12h20 - Programa Calçada Acessível, Marcelo Kaiuca, FIRJAN

LivingLab 2030

14h30 – Apresentação dos projetos à Rede de Distritos Criativos

Nenhum comentário