Últimas

Fundação Espaço ECO® divulga seu Relatório de Atividades 2016

Organização destaca mudança de gestão e participação da FEE® em importantes canais de diálogo setoriais e com a sociedade

O ano de 2016 foi marcado pela agilidade e engajamento da equipe da Fundação Espaço ECO® (FEE®) para os bons resultados alcançados, relatados no Relatório de Atividades 2016 da organização. Foram mais de 12 mil pessoas beneficiadas pelo conhecimento sobre sustentabilidade compartilhado pela FEE®. Além disso, 11 estudos de sustentabilidade aplicada foram realizados com metodologias baseadas no conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). A organização ainda fez o plantio de mais de 14 mil mudas nativas que proporcionaram a restauração de 11 hectares de floresta. O relatório completo pode ser acessado em: https://goo.gl/W4QGya. Para dowload acesse: https://goo.gl/z1vHY5.

Foi um ano de mudanças positivas. Em agosto de 2016, a Fundação Espaço ECO® recebeu seu novo diretor-presidente, Rodolfo Viana. Além disso, a FEE® passou a contar com uma Gerência de Relacionamento e Diversidade, com a chegada de Guilherme Bara. Além disso, ainda iniciou a revisão de sua estratégia de atuação com o objetivo de estreitar sua atuação a fim de atender as demandas atuais e futuras da sociedade.

“A partir de agora, nosso desafio também será fomentar a discussão de questões atuais e relevantes na agenda das empresas e atuar como facilitador da estratégia de sustentabilidade das organizações, ofertando o que é mais adequado e faça sentido”, afirma Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE®.

Outros destaques da atuação da FEE® em 2016 são os vídeos e cartilhas produzidos com o objetivo de informar a sociedade, de forma simples e didática, sobre os principais conceitos da sustentabilidade debatidos nos últimos anos, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) - (https://goo.gl/WdGNi5), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - (https://goo.gl/l7YLcv) e conservação de água em propriedades rurais (https://goo.gl/m6BKoJ).

Também desempenhou papel fundamental na disseminação do conceito de ACV no Brasil. Entre eles a parceria no projeto ‘Projeto ICVAgroBR’ com a Embrapa e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para o fornecimento de informações sobre produtos do agronegócio brasileiro para o principal banco de dados internacionais para estudos de ACV, o Ecoinvent. A FEE® ainda esteve presente em universidades por meio de aulas e palestras. Em setembro, a FEE® ainda foi destaque no Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida, com cinco trabalhos apresentados.

Ainda contribuiu para que empresas se adequem ao novo Código Florestal Brasileiro por meio da capacitação e auxílio aos proprietários rurais, participação em eventos e elaboração de publicações para a troca de conhecimento.

Todo este trabalho gerou uma série de prêmios e reconhecimento para a Fundação Espaço ECO® em 2016. Projetos desenvolvidos pela organização foram reconhecidos pelo guia Exame de Sustentabilidade, prêmio Latinoamérica Verde e pela ONU em sua publicação “Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura”.

“Ser referência em sustentabilidade na América Latina: essas e outras ações fazem parte da nossa missão de contribuir para que empresas alcancem suas metas de sustentabilidade. Com isso, terão uma cadeia cada vez mais alinhada e ciente sobre seu papel no setor e na sociedade”, finaliza Viana.

Sobre a Fundação Espaço ECO®

Criada em 2005 pela BASF, empresa química líder mundial, com apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão, a Fundação Espaço ECO® atua como consultoria em sustentabilidade, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade e estimular a melhoria contínua e inovação de processos e produtos. A FEE® aplica metodologias que medem os impactos econômicos, ambientais e sociais com base no conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), gerando resultados tangíveis consolidados em planos de ação, com levantamento de indicadores, treinamento e suporte na implementação de projetos para seus clientes e parceiros. Além disso, a organização realiza parcerias com órgãos públicos, universidades, institutos de pesquisa e associações e coordena iniciativas voltadas à conservação ambiental e à gestão sustentável de recursos naturais. Saiba mais em: www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Nenhum comentário