Últimas

Hora de brincar é também hora de aprender

Inspirado no Construtivismo e no Sociointeracionismo, o Tauá Hotel & Convention Atibaia oferece, na Jota City, uma extensão da sala de aula;

Crianças e jovens assimilam conteúdo pedagógico com atividades práticas e lúdicas 




À esquerda, Jota City – A Metrópole do Futuro, do Tauá Hotel & Convention Atibaia; 
à direita Lucelaine Zampolin, consultora pedagógica da Jota City 
(créditos: divulgação)


Há trinta anos não existia smartphone, televisores ultra HD, tablets e muito menos mídias sociais. Se você nasceu antes dos anos 1990, com certeza esbanja saudosismo ao contar para os mais jovens como era interessante rebobinar uma fita cassete ou como se gravava um filme no vídeo cassete. Em um mundo cada vez mais digital, onde mais e mais pessoas estão adaptadas a uma nova realidade, uma constatação óbvia parece não estar clara para quem cria resistência a essa mudança: o tempo passou e o mundo mudou. Os conflitos entre as gerações (baby boomers, X, Y e Z) trazem à tona discussões cada vez mais relevantes.

Já parou para pensar que muitas escolas continuam da mesma maneira que em 1980? “Antigamente, os professores eram os detentores absolutos da informação. Hoje, o relacionamento com os alunos deve ser diferente. A contestação dos jovens é outra. É preciso saber trocar informações, experiências e oferecer maneiras lúdicas na hora de ensinar. Só assim eles conseguem absorver melhor o conteúdo de cada matéria”, afirma Lucelaine Zampolin, consultora pedagógica da Jota City – A Metrópole do Futuro, espaço localizado no Tauá Hotel & Convention Atibaia, no interior de São Paulo, e no Tauá Resort Caeté, na região de Belo Horizonte (MG). Inspirada nos melhores parques temáticos do mundo, a Jota City é uma cidade para crianças de 5 a 12 anos, que propõe atividades relacionadas à prática esportiva, economia, tecnologia, criatividade, sustentabilidade, nutrição e, claro, diversão. “As brincadeiras são atreladas ao conteúdo pedagógico de cada turma que recebemos. Ou seja, enquanto uma criança prepara um bolo, um monitor dá dicas de Química para que ele entenda a relação do que já foi ensinado em sala de aula”, explica a pedagoga, acrescentando que os conteúdos sobre Matemática são aplicados no JBank, por exemplo.

A Jota City está aberta tanto para hóspedes do hotel, como para escolas e eventos privados. O inovador e bem-sucedido projeto educativo e de entretenimento da Rede Tauá, recebeu, só no Tauá Atibaia, mais de 10 mil crianças de diversas escolas públicas e particulares provindas da Capital Paulista, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Bragança Paulista, Jundiaí, São Caetano do Sul, Atibaia, Itatiba e Jaguariúna. “As salas de aula são monocromáticas ou bicolores e concorrem com as funcionalidades extremamente interativas e coloridas de celulares, tablets e videogames. A Jota City funciona como uma extensão da sala de aula. Aqui temos um espaço lúdico e interativo, que proporciona o aprendizado de uma maneira diferente. As crianças absorvem o conteúdo com mais facilidade”, observa. Vale lembrar que a Jota City do Tauá Atibaia recebeu o aporte de R$ 6 milhões para oferecer 14 espaços com diferentes atividades numa área de 1.000 m². A assinatura do projeto é do arquiteto Augusto Higa.

Com capacidade para receber 500 crianças de uma única vez, um dos diferenciais da Jota City está na formação dos recreadores. “Eles são técnicos nas áreas em que atuam, como nutrição, biologia e até astronomia. O objetivo é que eles possam não só ministrar as oficinas em forma de brincadeiras, mas responder as dúvidas das crianças, desde as mais simples até as mais complexas”. A Jota City proporciona experiências inesgotáveis. Um aluno, por exemplo, que está cursando o quinto ano, pode voltar em três anos seguidos para o espaço porque vivenciará momentos diferentes de aprendizagem. “As crianças de hoje não são as mesmas de dez ou 15 anos atrás. Precisamos entender como a criança pensa para poder lecionar algo prático e que faça sentido. Devemos ser professores diferentes”, conclui.

Construtivismo e Sociointeracionismo

De acordo com Lucelaine Zampolin, dois conceitos pedagógicos, que hoje pautam as discussões sobre o caminho da educação no Brasil, foram aplicados na concepção do Jota City. São eles: construtivismo, inspirado na obra do suíço Jean Piaget, e o Sociointeracionismo, do soviético Lev Semenovich Vigotsky. O construtivismo propõe que um sistema educacional de qualidade deve promover o desenvolvimento global do indivíduo em seus aspectos cognitivos, sociais e afetivos. Ou seja, aprender é muito mais do que ouvir o discurso de um professor em sala de aula. “Os jovens absorvem os conteúdos lecionados de forma diferente. Na Jota City conseguimos explorar essa individualidade para que o aprendizado seja construtivo e prático”, reforça Lucelaine.

O Sociointeracionismo, por sua vez, complementa o conceito acima pois fundamenta que o desenvolvimento humano está alicerçado sobre o plano das interações. “Pesquisas apontam que a compreensão do aluno aumenta com aulas práticas. Além disso, é uma oportunidade para que enxerguem o sentido prático da educação. Quando elas aprendem brincando parece que tudo faz mais sentido”, completa.

Atividades da Jota City


JBank - No JBank, todas as crianças têm direito a ter uma conta para guardar seus Realegres, moeda da cidade. Ao abrir a conta, recebem um cartão de crédito para utilizá-lo à vontade. A senha inicial do cartão será o dia e o mês (DDMM) do nascimento do usuário cadastrado. Como a Jota City apoia ideias que preservam o meio ambiente, criou-se um sistema de troca sustentável, em que é possível trocar materiais recicláveis por Realegres. O JBank também é equipado com o terminal ATM Kids, onde é possível visualizar extratos bancários para acompanhar os gastos, ver o mapa de atrações da cidade e a programação diária de atividades.


Criatividarte - É um espaço para fazer artes que não podem ser feitas em casa, como pintar e desenhar na parede. Oferece oficinas de artes plásticas, shows de poesia, dança e música. O espaço ainda conta com a máquina de Pintura Maluca, que mistura tintas e produz uma pintura exclusiva para as crianças.


Nutricity - Uma cozinha cenográfica, toda equipada, onde as crianças preparam sanduíches naturais, vitaminas, sobremesas saudáveis e sucos direto da fruta. Com tudo à mão e sob orientação dos Taualegres, equipe de monitores profissionais da Rede, as crianças fazem seu próprio lanche, utilizando ingredientes frescos colhidos na horta da Jota City.


Lab Kids - para quem gosta de experimentar e se sentir um verdadeiro cientista. Tem o Gerador de Van der Graaf, em que basta encostar as mãos para arrepiar os cabelos de fio a fio, tem a sala de espelhos, bolha de sabão gigante (a criança fica envolta na bolha), o gira-gira cinemática, que emite animação de desenhos, além de shows de química e experiências de física com monitores treinados.


Nosso Planeta - Espaço onde as crianças recebem instruções de como praticar atitudes sustentáveis e aprendem o quanto elas são importantes para a preservação do meio ambiente. O lixo que virou Realegre no Jota Bank, pode ser reaproveitado, reciclado e exposto. Oficinas de reciclagem e conversas sobre reaproveitamento do lixo, fazem parte da programação deste espaço.


Jota nas Estrelas - O espaço Jota nas Estrelas é equipado com um observatório. Pelo telescópio, as crianças podem ver as estrelas bem de perto e ainda aprender mais sobre o espaço sideral. Também tem a Mesa Hexagonal, feita com a tela sensível ao toque e recheada de jogos espaciais. Nela, as crianças aprendem sobre o sistema solar com Cyber Quiz, quebra-cabeças temático e um Space Hóquei.


Studio Vic - Um espaço com salão de beleza e com as roupas da moda. Tem de tudo um pouco: roupas, bijuterias, fantasias, esmaltes coloridos, miçangas e maquiagem. O espaço oferece penteados diferentes e roupas descoladas para fotografias, entre outras atividades. Na programação, além do desfile de moda na própria Jota City, são realizadas oficinas de bijuterias, maquiagem e penteados. Outra opção de diversão é a Cabine Foto-interativa, onde as crianças tiram fotos incríveis e compartilham diretamente na Timeline da Jota City.

Sobre a rede Tauá de Resorts

Com a premissa do prazer em atender bem, a Rede Tauá de Resorts nasceu em 1986, quando inaugurou o Tauá Resort Caeté, hoje reconhecido como o melhor resort para famílias em Minas Gerais, segundo os viajantes do Trip Advisor. Nestes 30 anos, a Rede mineira cresceu e também está presente em Atibaia (SP), desde 2008, com o Tauá Hotel & Convention Atibaia, o qual possui o maior centro de eventos dentro de um hotel, no país. Em 2010, o Tauá assumiu a operação do Grande Hotel & Termas Araxá, maior castelo do Brasil. Com 973 apartamentos, todos os empreendimentos possuem diferentes áreas esportivas e de lazer, como a Jota City, quadras poliesportivas, quadras de tênis, salões de jogos, cinemas, piscinas climatizadas, academias, kids clube, quadras, trilhas e wellness. A gastronomia também é um diferencial reconhecido pelos hóspedes, que sempre têm à disposição muita variedade de sabores, entre diferentes culinárias, com destaque para a mineira, claro. As crianças têm atenção especial, com menus dedicados. As mamães têm à disposição copas exclusivas, equipadas para o preparo de comidinhas exclusivas para seus bebês. Em 2017, a rede Tauá inaugura seu primeiro empreendimento do segmento econômico, o Alegro Hotel By Tauá e, em dezembro, ficará pronta a segunda fase do Tauá Atibaia, com 196 novos apartamentos, mais uma piscina e um restaurante com capacidade para 1.200 pessoas. Em janeiro, a rede iniciou a construção de seu terceiro empreendimento, este na região de Brasília, com inauguração da primeira fase prevista para 2019. Para mais informações: http://www.taua.com.br.

Nenhum comentário