Últimas

Imóveis residenciais, comerciais ou de temporada: Qual o melhor negócio na hora de investir?

É possível investir em Dallas e Atlanta com pouco mais de US$ 100 mil

Um dos caminhos para diversificar a carteira de investimentos são os imóveis para rendimento no exterior. Porém, dentro desse nicho, há três modalidades que o investidor tem à disposição para escolher de acordo com o seu perfil: residenciais, comerciais e para temporada.

Imóvel Residencial

De maneira geral, os residenciais são alugados para uma família ou para estudantes em contratos que variam de um a cinco anos. Bons exemplos são as multi-family properties, em Dallas, e as single-family houses, em Atlanta.

“O investimento em imóvel residencial objetiva, principalmente, a preservação do fluxo de caixa do aluguel. Isso porque vamos sempre propor que a negociação envolva as propriedades com custos baixos, em regiões que não sejam caras e cuja legislação favoreça o proprietário. Se o investidor optar hoje por um imóvel no centro de Miami ou Manhattan, por exemplo, provavelmente o investimento será alto e os custos também. Conclusão: a rentabilidade estável não será alcançada”, explica Pedro Barreto, CEO da Ativore Global Investments, empresa que assessora investimentos globais em imóveis para renda.

Regiões como Dallas e Atlanta, com um pouco mais de US$ 100 mil para investir, poderá obter uma rentabilidade de 6% a 10% ao ano. E, dependendo do imóvel, a liquidez é alta também. Os mais caros e com maior custo de manutenção, como observamos com frequência na Flórida e em Nova Iorque, geralmente rendem de 2% a 2,5% ao ano. E lembre-se: estamos falando de imóveis para renda, sempre.

Imóvel Comercial

Hotéis e shoppings estão entre as opções para esse tipo de investimento. Em linhas gerais, o investidor deve ter em mente que eles são mais caros e sua liquidez é bem menor em comparação aos residenciais. Em determinadas situações, há possibilidade de financiamento a juros inferiores à rentabilidade do imóvel. Isso é importante, pois, com juros baixos, o rendimento é alavancado (e fica ainda maior caso o aporte para compra seja à vista).

Outro ponto bastante positivo é o prazo de aluguel, que gira de cinco a 20 anos, o que traz maior estabilidade ao rendimento, estimado entre 4,5% e 10% ao ano.

“Muitos investidores optam pelo investimento em imóveis comerciais porque a gestão é o que chamamos de hands off, ou seja, é a administradora que cuida de qualquer problema estrutural. No caso dos imóveis residenciais, a participação na gestão é ativa. Quebrou um portão? Houve um vazamento? O proprietário tem de gerenciar”, comenta Barreto.

Imóvel de Temporada

É o mais conhecido pelo investidor brasileiro (e disseminado por Orlando e Miami), mas só faz sentido investir nesse modelo se houver um diferencial. A missão aqui é manter o nível de vacância mais baixo possível, para garantir uma estabilidade de renda pelo aluguel de curto prazo.

Para isso, os imóveis de luxo nos EUA devem ser um target. Já em Portugal, a zona de reabilitação urbana em Lisboa (que tem metrô, restaurantes e pontos turísticos por perto) é uma boa opção para manter o rendimento estável. Se você deseja investir em Orlando para ficar perto da Disney, o ideal são os imóveis com piscina, academia e todo o conforto que o turista procura na hora de alugar. E lembre-se: imóveis caros para compra são imóveis caros para manutenção também. Mas o risco pode valer, já que o investidor poderá usufruir da propriedade quando desejar.

“Aqui na Ativore, só buscamos imóveis de temporada que proporcionem cash flow líquido ao investidor (descontadas todas as despesas). Caso contrário, foge totalmente do nosso posicionamento”, conta o CEO da empresa.

Obrigações fiscais e tributárias

Esse quesito depende menos do imóvel e mais da região onde está localizado. Se a sua opção é obtenção de renda, você deve ficar de olho nos lugares onde as cargas tributárias são menores. E atenção para aquelas propriedades com isenção fiscal nos primeiros anos, pois podem trazer ônus com o passar do tempo. Fique de olho nas projeções financeiras de longo prazo, isso é essencial para qualquer investidor em qualquer tipo de investimento de imóveis para renda.

Sobre a Ativore Global Investments - A Ativore é uma assessoria de investimentos globais em imóveis para renda, que ajuda clientes a construir e proteger legados de longo prazo. A empresa se diferencia pela proximidade e cuidado com seus clientes, disponibilizando uma equipe de profissionais com profundo conhecimento do segmento. Além de oferecer acesso internacional a oportunidades de investimento imobiliário seguras e rentáveis, a Ativore é uma empresa de serviços integrados que incluem o planejamento patrimonial, tributário e sucessório e viabiliza o gerenciamento das carteiras imobiliárias a distância.

www.ativore.com.br
http://blog.ativore.com/
Facebook - facebook.com/Ativore
Twitter - @ativoreglobal
LinkedIn - www.linkedin.com/company/ativore-global-investments

Nenhum comentário