Últimas

Mais de 1300 universitários de todo o Brasil participam de concurso de urbanismo

URBAN21, uma parceria da revista PROJETO com a Alphaville Urbanismo, teve aumento de mais de 70% no número de inscrições neste ano

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de 24 estados e do Distrito Federal participam neste ano da terceira edição do URBAN21, maior concurso universitário com foco em urbanismo no país. Ao todo, são 1361 estudantes de 233 equipes, acompanhadas por 296 orientadores. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 74% no número de participantes e 66% no número de equipes. O URBAN21 é uma realização da revista PROJETO e da Alphaville Urbanismo.

O concurso visa incentivar os alunos a desenvolverem projetos urbanos que tragam novas ideias sobre mobilidade, densidade, infraestrutura e transporte, além das edificações no entorno, em áreas urbanas existentes nos municípios brasileiros. Os estudantes pegam áreas, normalmente degradadas, e montam projetos para revitalização do local.

Em 2016, por exemplo, o primeiro lugar foi para uma equipe de estudantes do Rio de Janeiro, que elaborou um projeto para a revitalização de uma área na Tijuca, no Rio de Janeiro, entre as estações de metrô São Francisco Xavier e Saens Peña, uma região que tinha passado por um processo de degradação ao longo dos anos, com vários lotes murados e vazios. Já em 2015, os vencedores foram acadêmicos do Rio Grande do Sul, com um projeto para o Baixo 4º Distrito, em Porto Alegre.

As duas equipes vencedoras ganham um workshop na sede da Alphaville Urbanismo, em São Paulo. Além disso, o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil e o segundo, de R$ 6 mil. Os professores orientadores das duas equipes vencedoras ganham um Ipad Mini. Os projetos serão julgados pelos arquitetos e urbanistas Adriana Levinsky, Fernando de Melo Franco, Carlos Leite, Elizabete França, Marcelo Willer e Marcos Boldarini.

Neste ano, o maior número de equipes são dos estados de São Paulo (61), Paraná (23), Minas Gerais (22), Rio de Janeiro (21), Rio Grande do Sul (20) e Santa Catarina (19). Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de outubro.

Nenhum comentário