Últimas

Medicina USCS promove a I Mostra de Saúde

O evento tem por objetivo apresentar as ações realizadas pelos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde da cidade: os problemas encontrados, a proposta de solução e os resultados 

No dia 20 de junho (terça-feira), acontece, no auditório do Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50, Centro, SCS), a I Mostra de Saúde da Faculdade de Medicina da USCS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul. A atividade, organizada pelo curso de Medicina da Universidade – Campus São Caetano do Sul, ocorre a partir das 18h. A participação é livre.

O principal objetivo do evento é levar a toda a comunidade as ações desenvolvidas pelos estudantes nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, por meio de apresentações de cada grupo.

Os grupos, compostos de cerca de seis estudantes cada, realizam o acompanhamento, desde o início do curso, de uma Unidade Básica de Saúde da cidade, permanecendo na mesma unidade até o último ano. Lá, conhecem as pessoas, profissionais, pacientes e toda a comunidade, além das características, problemas e necessidades da população. A partir desse diagnóstico, propõe e aplicam ações para a resolução de cada demanda encontrada, supervisionados e orientados por professores do curso, em reuniões semanais. Além disso, o aprendizado de aulas teóricas e práticas, nos laboratórios, por exemplo, de simulação realística e consultório simulado, podem ser aplicados também, conforme a evolução do estudante no curso. “É uma atividade que promove um grande comprometimento do aluno dentro do que está preconizado nas diretrizes curriculares”, explica o Gestor do Curso de Medicina – Campus São Caetano do Sul, Prof. João Carlos S. Bizario.

Segundo ele, esta integração do estudante às ações práticas e de apoio à comunidade são muito importantes: “Temos trabalhando muito para vincular os alunos à realidade das comunidades nas quais estão inseridos, tanto na adaptação, quanto na aplicação e avaliação das ações levadas a esses locais”. Além disso, estando durante todo o curso na mesma UBS, passa a contribuir com os profissionais do local: “O aluno passa a não ser visto como alguém que está ali só para aprender, mas para contribuir com a comunidade”, afirma o Gestor.

Docente do curso de medicina, e também organizadora do evento, a Profª. Andrea Coscelli, explica sobre a efetividade das ações dos estudantes, “Muitas das ações adotadas a partir de ideias dos estudantes estão sendo utilizadas pela rede de saúde do município”.

Nenhum comentário