Últimas

Certificação PMP atesta a excelência do trabalho de profissionais da área de gestão de projetos

Antes vista como um diferencial profissional, a certificação está se tornando pré-requisito para contratação em empresas com grandes projetos.

Para ampliar a empregabilidade e acelerar o progresso profissional, pessoas e empresas têm investido em capacitação e obtenção de certificações. Tais fatores diferenciam os profissionais no mercado de trabalho, porém, hoje estão se tornando pré-requisitos básicos. Uma das certificações que tem acompanhado essa tendência é a Certificação PMP do PMI, considerada a mais importante do mundo na área de gestão de projetos.

O Project Management Professional (PMP) consiste em um rigoroso programa de certificação profissional desenvolvido e mantido pelo Project Management Institute (PMI), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu programa de certificação reconhecido pela ISO 9001.

“É a certificação profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao gerenciamento de projetos e é uma certificação pessoal, ou seja, se o profissional mudar de empresa a certificação o acompanha”, explica Moises Luna, presidente do PMI-MG.

Segundo ele, a certificação é o atestado da capacitação, mostrando que o profissional detém um conhecimento mais profundo e possui experiência nas melhores práticas de gerenciamento de projetos conforme a proposta do PMI – a instituição mais conhecida de todo o mundo. Sendo assim, coloca-se a questão: a certificação PMP é um diferencial ou um pré-requisito?

“Na área de TI é um pré-requisito, em outros segmentos, um diferencial, mas este cenário está mudando”, revela Luna. “Empresas com grandes projetos, como as de engenharia, infraestrutura, mineração e petróleo, estão exigindo a certificação como pré-requisito”, exemplifica.

De acordo com o especialista, no Brasil, são mais de 15 mil profissionais certificados. “Há muito espaço para crescimento, principalmente no País, conclui.

Por que se filiar a um capítulo do PMI?

Dentro dessa tendência, muitos profissionais estão optando por se filiar ao PMI, principalmente pelos benefícios oferecidos. No capítulo de Minas Gerais, por exemplo, o profissional filiado tem acesso a uma troca constante de experiências, vivencia as melhores práticas em gerenciamento de projetos e se aproxima de métodos e técnicas reconhecidas mundialmente.

“O filiado recebe a assinatura das publicações PM Network, PMI Today e Project Management Journal. Tem descontos na aquisição de livros técnicos de Gerenciamento de Projetos, em cursos de Gerenciamento de Projetos e também para fazer a inscrição da Certificação em PMP. Além disso, possui acesso online para download dos padrões PMI, participação em Grupos de Interesse (SIGs) e Colleges, acesso às áreas restritas aos membros (Members Area e PMI Members Community) do site do PMI”, revela Moises Luna.

Nenhum comentário