Últimas

Etapa classificatória do Hackaflag, maior campeonato de hacking da América Latina, acontece em São Paulo

No dia 15 de julho, a FIAP recebe competidores para uma disputa acirrada que vale uma vaga na grande final 


As competições organizadas de esportes eletrônicos vêm ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo. O Conselho Olímpico da Ásia, por exemplo, anunciou recentemente que incluirá os eSports nos Jogos Asiáticos de 2018 e fará dessas competições uma modalidade com disputa de medalha nos Jogos de 2022.

No Brasil, a popularidade desses campeonatos só aumenta. Segundo dados da Newzoo, o país é o terceiro maior público de eSports do mundo, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. A pesquisa mostra que 11,4 milhões de brasileiros acompanham a modalidade frequentemente, representando quase metade dos espectadores da América Latina.

É nesse contexto que a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) vai sediar, no próximo dia 15 de julho, a etapa classificatória de São Paulo do Hackaflag, maior campeonato de hacking da América Latina.

O vencedor da etapa paulista vai disputar a final com 17 representantes de outros estados. No estilo “capture the flag”, os participantes - que competem sozinhos, em frente ao próprio computador -, devem resolver uma série de desafios (desde crypto até web), como invadir sistemas controlados e encontrar brechas em programas. O prêmio para o campeão ainda não está definido, mas a viagem à DEFCON em Las Vegas com tudo pago, oferecida no ano passado, gera expectativas.

Segundo o idealizador do campeonato, Anderson Ramos, essas competições fazem parte da cultura hacker há muitos anos. “No Hackaflag, nós misturamos elementos de eSport com o objetivo de criar um ecossistema em torno das disputas, trazendo patrocinadores, recrutadores e torcida para um mesmo espaço”, explica.

Originada na Coreia do Sul, a modalidade de competição profissional com videogames já tem forte presença em outros grandes territórios, como a América do Norte e a Europa. Entre os principais gêneros de disputas estão Moba (graças ao sucesso de jogos como League of Legends e Dota 2), futebol, EVO (Evolution Championship Series, um campeonato internacional de jogos de luta), cartas, estratégia e Counter-Strike (jogo de ação e tiros).

O Hackaflag, patrocinado pela Trend Micro, tem inscrições gratuitas e é aberto a todos que desejam treinar e testar seus conhecimentos, independentemente de área, experiência ou idade. Com inspiração no e-sport, a competição é conhecida por revelar talentos na área de segurança da informação e abrir oportunidades no mercado de trabalho para os participantes.

Para Arthur Paixão, que representou Pernambuco nas finais de 2015 e 2016, o Hackaflag rendeu satisfação e oportunidade de trabalho. "Senti muito orgulho por representar Recife e disputar a final com os melhores competidores do país em São Paulo. Além disso, o Itaú, patrocinador da final na ocasião, observou meu desempenho e me recrutou para uma vaga em Análise de Segurança. Hoje, graças ao Hackaflag, sou colaborador de uma das maiores empresas do país”, revela.

As inscrições, para quem deseja assistir ou jogar, já estão abertas no site: https://www.eventbrite.com/e/hackaflag-sao-paulo-2017-classificatoria-registration-35276708585

Serviço:

Hackaflag SP
Data: 15 de julho de 2017
Local: FIAP (Avenida Lins de Vasconcelos, 1264 - Cambuci)
Horário: 10h às 17h30
Informações: www.roadsec.com.br/hackaflag
Inscrições: https://www.eventbrite.com/e/hackaflag-sao-paulo-2017-classificatoria-registration-35276708585

Nenhum comentário