PICPlast promove programa de capacitação para transformadoras de plástico na região de Três Rios
Ação realizada em parceria com o Sebrae registrou alta de até 35% no faturamento das empresas locais
Participantes PICPlast Sebrae Três Rios |
Ao visualizar o potencial da região e para incentivar e consolidar o mercado local, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) – iniciativa da ABIPLAST e da Braskem, maior petroquímica das Américas – desenvolveu, em parceria com o Sebrae do Rio de Janeiro, um programa de capacitação que possibilitou o crescimento de até 35% no faturamento (caso da empresa Zigmo) das micro, pequenas e médias empresas deste setor que participaram do programa.
Cerimônia de entrega do Certificado PICPlast Sebrae Três Rios |
“O programa visa capacitar as pequenas e médias empresas, já que toda a cadeia deve estar fortalecida para que o setor concorra com mercados de outros países. Hoje em dia a concorrência é global”, defende Andréia.
Uma das empresas que participaram do projeto foi a Hirundoplast, que desenvolve peças plásticas injetadas, e ao final do programa viu o aumento de 21,6% no faturamento por funcionário e redução de 20,1% no grau de dependência nos resultados de 2016 em comparação a 2015.
Após colocar a casa em ordem, Eduardo Schanuel, proprietário e presidente do Conselho Administrativo quer diversificar os produtos. “Para a Hirundoplast, essa iniciativa de promover capacitações é muito boa, especialmente porque as consultorias nos ajudaram muito a desenvolver um plano de ações para a melhoria da área comercial e dos controles de qualidade. Já a estruturação de várias áreas do setor administrativo nos deu a capacidade de conquistar ótimos resultados em termos de organização. Nossa expectativa agora é de crescimento da empresa, com investimentos em novos produtos”. Para este ano, com o apoio do SEBRAE, a Hirundoplast desenvolverá um estudo de viabilidade mirando a expansão física da empresa.
Já a Nova A3, que produz luvas descartáveis, e a Utrax Pack, fabricante de fitas adesivas e fios stretch, aumentaram a lucratividade do negócio e eficiência comercial, respectivamente. Rogério Lima, gerente da cadeia de suprimentos da Nova A3, conta que a consultoria possibilitou traçar um caminho para atingir os resultados que eles almejavam. “Esse curso é muito produtivo no sentido de nos auxiliar e orientar sobre o percurso, além da oportunidade de conhecer outras empresas dentro da nossa cadeia de atuação. O programa está servindo também para abrirmos caminho para inovações, trabalhando com o mesmo maquinário e conhecimento humano para desenvolver outros produtos e segmentos”, afirma.
Na Ultrax Pack a experiência possibilitou reduzir os custos e o desenvolvimento de novos produtos. “Implementamos melhores controles de indicadores de resultados e despesas, além do controle de qualidade diferenciado e de toda nossa organização interna. A partir da instrutoria, conseguimos enxergar a importância de tratar a gestão de custos com mais afinco e severidade. Já a consultoria nos deu a oportunidade de desenvolver um novo produto que é nossa aposta de sucesso para o futuro”, conta Gustavo Marques, diretor financeiro.
O programa ainda fortaleceu o networking das empresas, que muitas vezes estão fora da grande indústria e não têm acesso a informações de eventos e oportunidades de negócios.
Sobre o PICPlast
O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.
No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico — ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.
O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.
No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico — ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.559 empresas que empregam um total de 326.000 mil pessoas.
Nenhum comentário