Últimas

Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Arquivística, da FESPSP, está com matrículas abertas

O curso fornece aos alunos uma visão abrangente dos principais temas a serem considerados em um projeto de gestão documental.


Os arquivos, por meio dos seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de pessoas e organizações. São repositórios milenares de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência dos entes que lhes deram origem, dando testemunho e prova das ações realizadas e dos eventos ocorridos. Entretanto, para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de dar fé e comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada com métodos específicos segundo as mais recentes normas da arquivologia e da Ciência da Informação.

Nesse contexto, o curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) tem como objetivo principal fornecer aos gestores uma visão abrangente dos principais temas a serem considerados em um projeto de gestão documental, tanto em Organizações tradicionais como nas que transitam para a mídia digital, contruibuindo diretamente para a Gestão do Conhecimento Institucional.

As aulas preparam o aluno para enfrentar os desafios propostos pelos arquivos nas suas mais diversas realidades. Baseando-se nos pressupostos teóricos, clássicos e contemporâneos, será abordada a gestão dos documentos de arquivo em seus diferentes contextos e modos de produção, acumulação e preservação. “As disciplinas permitirão compreender os paradigmas e procedimentos que norteiam os arquivos em suas fases corrente – produção e acumulação – e permanente – preservação e acesso. Bem como apreender como novos fenômenos da sociedade da informação digital vem ampliando conceitos e metodologias, trazendo novos olhares em ferramentas de gestão”, explica a Profa. Dra. Valéria Valls, coordenadora do curso.

Profissionais com graduação de nível superior que atuam ou que pretendem atuar em áreas relacionadas com arquivo, centros de documentação, patrimônio documental e memória social, gerenciamento de informações corporativas e de gestão do conhecimento, são o público-alvo do curso, que está com inscrições abertas. Após realizar a inscrição, o aluno poderá participar de uma conversa presencial com a coordenadora do curso no dia 27 de julho ou 3 de agosto de 2017, para conhecer o plano de ensino e esclarece dúvidas. Mais informações no telefone (11) 3123-7800, ramal 839.

Serviço

O candidato deverá inscrever-se e comparecer na apresentação do curso com o coordenador, conforme datas abaixo:

04/07/2017 – 19h;
27/07/2017 – 19h;
03/08/2017 – 19h.

Importante: no ato da inscrição, o candidato escolherá a data que deseja participar. A participação não é requisito para a matrícula no curso.

Coordenadora do curso
Profa. Dra. Valéria Valls
Duração: 18 meses
Horário: Terças e Quintas, das 19h às 22h30.
Mensalidade: R$ 902,00

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

Nenhum comentário