Empresárias de Alphaville fundam negócio para capacitação dos profissionais domésticos
A partir
de suas experiências pessoais como donas de casa, diante da falta de preparo de funcionários domésticos em diversas
situações, as empresárias Eleonora Azzuz e Thaise Giacomin,
moradoras de Alphaville, se uniram para fundar a empresa Casa Coach. O negócio, que já atende clientes de diferentes perfis
na região, oferece treinamentos personalizados para melhorar o desempenho dos empregados
domésticos e a qualidade do serviço realizado.
“Hoje, os
poucos cursos existentes preparam essa categoria de forma teórica, mas o que
percebemos é que, como fica a cargo do profissional fazer a adaptação à rotina
da residência, os resultados nem sempre são os esperados pelos empregadores. Fundamos
a Casa Coach para profissionalizar este
serviço, por meio de um treinamento específico”, contou Eleonora.
Os
serviços da Casa Coach vão desde a
seleção de profissionais no mercado por meio de entrevistas, testes
comportamentais e análise das referências até a capacitação personalizada com conteúdo
ligado à gestão dos serviços domésticos e de cuidado com crianças e idosos. “Alinhamos
as expectativas de ambas as partes e treinamos o funcionário a executar as
tarefas como é esperado pelo cliente”, disse a empresária. O serviço também é
oferecido para aprimorar o trabalho de funcionários já contratados.
Unindo o
know-how das empresárias em psicologia e direito, e a longa experiência de
Eleonora na área de recursos humanos como executiva de grandes corporações, as
fundadoras contam que embarcaram neste projeto após identificarem falhas
existentes na comunicação entre patrões e empregados, a partir da troca de
vivências com as amigas.
“Percebemos
que muitos funcionários têm dificuldade de atender aos pedidos dos empregadores
por falta de conhecimento. E a dinâmica da família brasileira mudou. Hoje,
grande parte das mulheres trabalha fora ou possui uma rotina repleta de
compromissos. São donas de casa que não têm tempo disponível para gerenciar o
dia a dia doméstico no detalhe e precisam de um funcionário mais preparado.
Nosso trabalho busca esclarecer dúvidas e procedimentos, para que as tarefas
sejam executadas de forma fluída e com menos conflitos”, ressaltou Thaise.
A
capacitação da Casa Coach é voltada
para babás, empregadas domésticas, faxineiras, acompanhantes de idosos e
motoristas. Na própria casa onde trabalham, os profissionais aprendem, na
prática, tarefas do dia a dia da família, ajustando detalhes da postura,
limpeza, organização, entre outros.
APRIMORAMENTO
Dividido
em módulos, com duração média de duas horas cada, os treinamentos podem ser
adquiridos separadamente ou em um pacote. O curso aborda temas como: Aspectos
Comportamentais, Organização de Tarefas, Limpeza, Higienização e Arrumação de
ambientes, Prevenção de Acidentes, Primeiros Socorros, entre outros.
Cada módulo foi elaborado com base nas mais
recentes e validadas técnicas disponíveis no mercado, após muito estudo e
validação. Todo o conteúdo apresentado passou pela avaliação de especialistas
reconhecidos em suas áreas de atuação, como médicos, enfermeiras, psicólogos,
nutricionistas, fonoaudiólogos e personal
organizers. Periodicamente estes profissionais reavaliam o material para eventuais
atualizações.
“Entendemos
que cada família tem suas particularidades e por isso, antes do treinamento,
junto ao representante da família, entendemos as especificidades que devem ser
tratadas, assim como questões a serem enfatizadas”, diz Thaise. Totalmente customizado e adaptado para
cada cliente, o programa da Casa Coach
instrui o colaborador, por exemplo, a ter cuidados com a imagem pessoal,
controle de uso do celular, planejamento de tarefas, aspectos nutricionais e
higiênicos no preparo de alimentos, descarte consciente de resíduos, entre
outros.
MANUTENÇÃO E PÓS-TREINAMENTO
Ao
término do treinamento, o cliente ganha um book
personalizado, com todo o material para consultas posteriores. É realizado
ainda um check-list junto ao
empregador para verificar a aplicação do conteúdo no dia a dia e, se
necessário, uma visita de retorno para ajustes. “Nossa missão é facilitar a
vida de empregados e empregadores, tornando mais produtiva e com menos estresse
a gestão dos serviços domésticos”.
Nenhum comentário