Perfil financeiro: saiba o que é e como descobrir o seu
Para conseguir ter êxito na organização de suas finanças pessoais, é importante que você saiba reconhecer qual é o seu perfil financeiro. Aliás, é somente através do conhecimento dos diversos tipos de perfis financeiros é que será possível melhorar muito a sua educação financeira.
Há pessoas que sequer sabem identificar-se como devedoras ou poupadoras. Por exemplo, de um lado,
existem pessoas com um perfil mais tradicional, que planejam seus gastos e
antes de fazerem quaisquer investimentos, pesquisam antes.
No entanto, no lado contrário,
há pessoas que não se importam em exceder os limites do próprio orçamento. Além
disso, tem muita dificuldade em realizar um
planejamento a longo prazo.
Se você quer saber mais sobre
o seu próprio perfil financeiro, da sua relação com o dinheiro e como isso pode
afetar a sua vida econômica, continue lendo esse artigo para saber mais!
O que é o perfil financeiro?
Poderíamos afirmar que o perfil financeiro seria um conjunto de características que cada indivíduo tem em se relacionar com o seu próprio dinheiro. Dessa maneira, há pessoas mais conservadoras, outras mais “gastadeiras”, umas com perfil mais ousado, enquanto há aquelas extremamente econômicas.
As pessoas possuem perfis diferentes umas das outras. Porém, há algumas características que são consideradas comuns e através desses elementos comuns é que foi possível criar perfis financeiros distintos.
Quais os principais perfis financeiros
Existem cinco classificações diferentes para cada tipo de perfil financeiro. Basicamente, eles podem ser divididos em:
●
Perfil construtor;
●
Perfil camaleão;
●
Perfil planejador;
●
Perfil despreocupado;
●
Perfil sonhador.
Perfil construtor
O perfil construtor corresponde às pessoas que pensam mais no futuro. Elas têm o costume de guardar dinheiro para possíveis imprevistos e investem em aplicações seguras.
Para outras pessoas parecem ter uma mente mais calculista e, às vezes, são chamados de avarentos, exatamente por serem conservadores em suas finanças e pensarem muito antes de qualquer tomada de decisão.
A verdade é que apesar de pensarem no amanhã, não gostam de correr riscos. Antes de apostarem em um investimento, eles estudam muito e optam por aplicações mais tradicionais, como poupança, CDB ou tesouro direto.
Perfil Camaleão
O perfil camaleão reflete pessoas que conseguem, de certo modo, ficar em equilíbrio. Elas não se endividam e nem gastam tudo o que ganham.
Porém, essas pessoas não pensam sobre possíveis
investimentos e, às vezes, nem mesmo sobre a poupança. Elas acabam deixando o
que sobrou do salário do mês na própria conta corrente. Reservas financeiras
não existem e isso pode ser negativo caso haja um imprevisto.
A postura, normalmente do perfil camaleão, é de evitar
pensar sobre finanças: trabalham, ganham e gastam moderadamente. Ainda que seja
um perfil ainda mais vantajoso em comparação a outros, são pessoas que têm
dificuldade em fazer uma
reserva de capital, o que é negativo.
Perfil Planejador
Pragmático, o perfil planejador representa aquelas pessoas
que estudam verdadeiramente a dinâmica do dinheiro. Elas são boas em planejar e
economizar como ninguém.
Tem sede de saber cada vez mais sobre aplicações. Não têm medo de arriscar, mas estudam detalhadamente o risco. Elas têm noção onde podem perder e ganhar, claro.
Costumeiramente, são pessoas que pensam muito no futuro, muitas vezes acabam se aposentando bem antes das outras. Seu pensamento é que o dinheiro precisa trabalhar para elas e não o contrário e para alcançar esse objetivo, elas seguem uma disciplina mais rígida.
Perfil Despreocupado
Em oposição ao perfil planejador, o despreocupado tem zero organização e não pensa antes de gastar. Todavia, isso não significa que o perfil despreocupado seja endividado. Sua relação com o dinheiro é que ele é feito para ser gasto e gerar prazer com consumo.
Perfil Sonhador
Conhecidos por serem inquietos e ansiosos pelo futuro, os sonhadores acreditam que não é qualquer quantia que vai auxiliá-lo em seu projeto, ainda que necessite de dinheiro para investir.
O grande problema é que acabam perdendo boas oportunidades de guardar pequenos valores em seu cotidiano e prejudicando seus sonhos. Normalmente, denominam-se empreendedores.
Como descobrir o meu perfil
Para descobrir seu perfil financeiro, você precisa avaliar
onde se encontra nessa classificação.
Você deverá ter em mente que ela representará a sua relação com o dinheiro. Além disso, é fundamental ser sincero, não se enganar e prestar atenção às suas próprias características como e com o que você gasta o seu dinheiro, por exemplo.
Dicas financeiras para qualquer perfil
Independentemente do perfil financeiro que você se identifique, existem algumas dicas que são importantes a seguir para ter êxito com sua vida financeira:
- Seja organizado com suas finanças;
- Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;
- Tenha pré-definido o quanto você pode investir por
mês;
- Não espere “ter mais dinheiro” para iniciar para
poupar ou investir;
- Tenha paciência consigo mesmo e mantenha o hábito
de poupar;
- Mantenha-se atualizado e procure estudar sempre!
Cuidados com cartão
Uma das regras de ouro para ser organizado com as suas finanças e manter seu perfil longe de possíveis dívidas, é saber como usar seu cartão de crédito. Seguem cinco dicas bem importantes a serem seguidas para saber lidar de forma saudável com seu “dinheiro de plástico”:
- Opte por um cartão sem anuidade e tarifas;
- Tenha conhecimento de quanto você tem disponível para gastar em
dinheiro por mês;
- Evite ter muitos cartões. Ou melhor, tenha o mínimo o possível;
- Procure sempre pagar o valor total da fatura;
- Se tiver dívidas, renegocie sua dívida o mais rápido que puder.
Tenha um bom planejamento financeiro
Uma das coisas mais simples a se adotar e que pode ser de grande ajuda é ter uma planilha com todas as suas finanças pessoais. Através dela, que será uma espécie de guia de bolso, você sempre recorrerá quando achar que precisa comprar algo.
Nessa planilha todas as despesas, do cafezinho até o estacionamento do shopping, devem estar inseridas. Esse documento será uma espécie de mapa com seus rastros financeiros e é imprescindível para mudar a sua vida econômica e, ainda, auxiliar no seu planejamento financeiro.
Conheça o seu perfil financeiro
Conhecer mais sobre seu perfil financeiro pode te ajudar a evitar percalços e excessos, além de ajudar a começar a transformar seu dinheiro em mais dinheiro para o seu futuro.
O que você acha dessa afirmação? Concordando ou não, deixe abaixo mais sobre suas impressões para que possamos te ajudar!
Nenhum comentário