Professora Jana Rabelo vê seu negócio crescer 110% com aulas virtuais durante a pandemia
PROFISSIONAL TAMBÉM RESSALTA OS DESAFIOS ENFRENTADOS |
O último ano tem sido desafiador para a
educação. Aulas e cursos em todo o país foram adaptados para o digital e
professores e alunos tiveram que aprender a viver uma nova realidade. Mesmo
neste cenário, a professora Jana Rabelo, responsável pelo projeto “Salinha”,
de alta performance em redação com mais de 50 mil inscritos no YouTube,
alcançou um crescimento de 110% no negócio. Mas, o aumento no faturamento não foi à toa.
Antes dessa conquista houve um alto investimento em tecnologia para que os
cursos fossem realizados com qualidade, prezando pela infraestrutura
oferecida, conteúdo diferenciado e acessível ao público. Para a gravação das
aulas em formato online, foram adquiridos equipamentos específicos, novas
câmeras, iluminação apropriada, link dedicado para transmissão e serviço de
entrega de apostilas físicas para os exercícios.
Como empreendedora, Jana Rabelo avalia que o segredo foi não recuar e, sim,
investir. Ao criar uma alternativa na qual os alunos pudessem ter resultados,
mesmo com as dificuldades atuais, a receita do negócio cresceu em vez de
cair. “O digital permitiu que o alcance dos cursos fosse maior. Em vez de
alunos apenas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, hoje tenho
estudantes de todo o país. Mas, acredito que o diferencial foi encontrar a
maneira certa de aproximar o público e promover interação mesmo sem o contato
presencial”, explica.
Como professora, ela ressalta que foram muitos aprendizados, que acredita que
todo o setor vivenciou como um grande desafio. Não era mais entrar em sala de
aula e compartilhar conhecimento envolvendo os alunos e sim ter uma aula que
depende da tecnologia, em meio a uma pandemia.
“Infelizmente, as faculdades de educação não nos preparam para o ensino a
distância. Assim como eu, professores do país inteiro tiveram que aprender
como preparar uma aula virtual, lidar com câmera, áudio e iluminação para
transmissões. Ninguém nos ensinou quais são as técnicas de ensino remoto,
como manter os alunos motivados, como fazer com que os estudantes interajam,
liguem suas câmeras e troquem ideias. Também tivemos que lidar com
inseguranças e assumimos um papel de mediadores com pais, estudantes e
gestores escolares sobre o caminho a ser seguido diante de uma crise
sanitária e educacional”, reforça a professora. Sobre Jana Rabelo Passou
em 1º lugar na UFMG para o curso de Letras. Em 2007, formou-se no curso que
escolheu por vocação. Jana já trabalhava no Colégio Bernoulli e seguiu por
lá, coordenando os monitores de redação. Durante o mestrado teve um trabalho
aceito no Manchester Phonology Meeting – um dos maiores eventos de fonologia
do mundo – e foi para Manchester, Inglaterra apresentar os primeiros
resultados de seu mestrado na conferência. Em
2010, fez um concurso para professor substituto na UFMG e passou, onde
lecionou por seis meses, dando aula no primeiro período de Letras. Em 2011,
voltou para o Bernoulli como professora e segue lá até hoje. Desde 2014 atua
também como professora de redação em cursos livres pré-vestibulares e Enem
com foco numa metodologia mais particular e em resultados de alta
performance. Experiência em escolas e cursos
Pré-vestibulares Colégio
e pré-vestibular Bernoulli – Professora – Desde 2011 Polo
Vestibulares – Professora e coordenadora da área de linguagens – 2010 a 2014 PUC
Minas – Professora na Especialização em Língua Portuguesa: leitura, escrita e
gramática – 2012 UNIPAC
Itabirito – Professora na Especialização em Letramento e Alfabetização – 2012 Universidade
Federal de Minas Gerais – Professora de Introdução aos Estudos Linguísticos –
2010 Colégio
Magnum – Professora – 2013 a 2015 Colégio
Marista – Professora – 2012 a 2013 Coleguium
– Professora – 2009 a 2012 Unimaster
– Estagiária e monitora – 2008 a 2010 Colégio
e pré-vestibular Bernoulli – estagiária, monitora – 2007 Mais informações: https://www.janarabelo.com.br/ Instagram.com/instajanarabelo/ |
Nenhum comentário