Como a compra da Lambda3 vai impactar o modelo de negócios no setor de TI no Brasil
Integração da empresa na TIVIT Ventures reforça reconhecimento do mercado em companhias que priorizam pessoas e diversidade, com modelo de gestão colaborativa
A TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, acaba de anunciar a aquisição da Lambda3, empresa de desenvolvimento de software focada em produtos digitais e metodologias ágeis. A notícia ganha destaque no setor de TI brasileiro por reforçar um movimento do mercado: a busca de expertise técnica aliada, principalmente, às questões de governança e cultura, priorizando pessoas, diversidade e gestão organizacional horizontal.
“A Lambda3, em uma década de vida, se estabeleceu como uma das principais influências na comunidade de tecnologia no Brasil. O que fizemos como organização causou impacto em muito do que se discute nos dias de hoje: Cultura Organizacional, Agilidade, Transformação Digital, Nuvem, Tecnologia, Desenvolvimento de Software e Diversidade são os principais temas que ajudamos a promover no Brasil ao longo da nossa história”, contextualiza Victor Cavalcante, COO da Lambda3.
“Nossa postura sempre foi de opinião forte, que é possível construir uma empresa diferente da grande maioria das organizações. Falamos muito sobre um ambiente de baixa hierarquia, focado na excelência técnica e sem medo de tomar as decisões difíceis que são necessárias para fazer a diferença. E assim fizemos. E assim continuamos fazendo, porque esta é a nossa principal causa quando falamos em ambiente de trabalho seguro, colaborativo e de excelência nas entregas. Nós amamos pessoas e tecnologia. Este é o nosso posicionamento de mercado e acreditamos, inclusive, que é o nosso maior diferencial”, diz Victor Hugo Germano, CEO da Lambda3. Foi justamente este diferencial que atraiu os olhares do mercado. “A TIVIT é uma organização que acredita no potencial da nossa empresa, enxerga o benefício de nosso modelo e espera traduzir nossa visão para um futuro ainda mais promissor”, complementa Germano
Fundada em 2010, em São Paulo, e liderada por Giovanni Bassi, Victor Cavalcante e Victor Hugo Germano, a Lambda3 é reconhecida por sua cultura entre desenvolvedores, certificada Great Place to Work desde 2017, com um time diverso e composto por profissionais de ponta, capazes de atuar desde ideação, concepção a entrega de produtos digitais. Em 2020, esteve entre as cinco melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o GPTW. Hoje, conta com pouco mais de 120 funcionários e atende grandes clientes no Brasil, como Banco ABC, Fast Shop e Banco Carrefour, além de clientes internacionais.
Planos de expansão
Sob o guarda-chuva da gigante multinacional brasileira, os planos de curto e médio prazo para a Lambda3 seguem focados na atuação estratégica em três horizontes de trabalho: aceleração, escala e experimentação. É esperado crescimento tanto no time, como em relação à internacionalização – foco na América Latina –, além da diversificação de negócios.
“A Lambda3 é e continuará sendo um espaço de inovação, aprendizado e colaboração em todas as suas esferas. Buscamos, a partir desde momento, ampliar nossa atuação e promover maior impacto nesse mercado que nos acolheu desde o primeiro dia: somos uma empresa feita de pessoas, para uma comunidade incrível de profissionais.”, diz Giovanni Bassi, CSA da Lambda3.
Vale ressaltar, que a empresa seguirá como sua atuação independente, com a manutenção dos antigos sócios no comando e com a cultura que ajudou a construir uma sólida reputação entre os desenvolvedores, por meio de seu podcast e seu trabalho em ampliar a diversidade no mercado de tecnologia, que é também um objetivo da TIVIT nos próximos anos.
Nenhum comentário