Os meus colaboradores não falam inglês. E agora?!
*Por Fabricio Vargas
Uma empresa que
pretende expandir seu negócio para além das fronteiras brasileiras precisa ter
uma equipe capacitada e com domínio do inglês. E quando falamos de expansão não
falamos, necessariamente, sobre exportação. Ou seja, vender para fora.
Falamos de outras
formas de interações negociais, desde importação, intercâmbio de tecnologias,
capacitações, dentre outros.
Yes, o inglês é muito
importante para os negócios!
Erra quem pensa que só
as multinacionais precisam de colaboradores
com o domínio do inglês.
De acordo com o Sebrae,
falar um outro idioma é muito importante para diversas atividades. Não só para
a parte da negociação em si, mas para ter acesso às pesquisas e publicações
recentes (ou seja, o profissional manter-se atualizado); para realizar
networking; e muito mais.
E qual o problema?
Poucas pessoas no Brasil falam, de fato, inglês. De acordo com uma pesquisa da
Catho, apenas 5% da população brasileira fala uma segunda língua, sendo que
menos de 3% têm fluência no inglês.
Além disso, se a
exigência de fluência em outro idioma estava mais direcionada para altos cargos
executivos em grandes empresas, nos últimos tempos é possível verificar essa
necessidade em diversos tipos de cargos e em todos os portes de empresas,
inclusive nas pequenas organizações.
E as empresas estão
investindo em seus colaboradores?
Um estudo de 2019 da
Hays apontou que cresceu o número de empresas que oferecem auxílios para cursos
de idiomas, inclusive o inglês.
Para termos ideia de
alguns números: por parte das empresas, 54% oferecem auxílio de cursos de
idiomas para os funcionários. Comparando com 2017, este número era de apenas
34%.
Além disso, o inglês
(91%) ainda é, de longe, a língua mais requisitada na comunicação interna das
empresas, seguida do espanhol (42%), de acordo com a Hays.
Como posso ter
colaboradores dominando o inglês?
Não tem segredo: é
necessário investir e capacitar seu time. E que tal otimizar esta experiência
por meio do ensino online de inglês? A Uniway School é uma escola de inglês e
edtech presente em mais de 50 países. Tem uma metodologia criada para que todos
atinjam os melhores resultados, inclusive no business english (inglês para
negócios).
Sobre Fabricio Vargas
Iniciou a sua carreira
na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e
estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em
diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das
cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a
lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o
ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador.
Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo
tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar
muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria
escola de inglês, a Uniway School, foi
um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador. Para mais
informações, acesse https://uniwayschool.com/
ou pelas redes @uniwayschool
Nenhum comentário