Quicko lança "aviso de assédio" no transporte público em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Nova ferramenta incentiva e orienta passageiros sobre a denúncia de assédio; os dados estatísticos sobre o tema poderão ajudar a Secretaria na definição de políticas públicas preventivas de combate ao assédio na cidade
São Paulo, 2
de junho
de 2021 – Cerca de 5,3
milhões de passageiros usaram os ônibus municipais para se deslocar todos os
dias pela cidade de São Paulo em 2020. No ano anterior, sem o
coronavírus, esse número era ainda maior. Outros modais também servem
diariamente os paulistanos que não puderam ficar em casa – mesmo durante a
pandemia, como trens e metrô.
A maior exposição das mulheres nas ruas
durante a pandemia pode ter piorado
o quadro de assédio no transporte público. É o que aponta a
pesquisa “Viver em São Paulo – Mulher”, feita desde 2016 pela Rede Nossa São
Paulo e realizada a cada dois anos. De acordo com o levantamento, houve aumento
de 18 pontos percentuais, em comparação a 2018, no número de mulheres que dizem
ter sofrido assédio dentro do transporte coletivo em 2020 – em 2018, 25% das
entrevistadas disseram ter sofrido assédio. Em 2020, o número subiu para 43%. A
pesquisa também destaca que a maior incidência de assédio acontece nos horários
de pico, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, quando os coletivos estão cheios.
Para fortalecer a luta contra o assédio
e ajudar a mudar esse cenário, a Quicko,
startup brasileira de mobilidade urbana, acaba de lançar, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos
e Cidadania de São Paulo, uma nova funcionalidade no
aplicativo: o “ Aviso de
Assédio”. Com a ferramenta, usuários do Quicko App – vítimas ou
testemunhas – podem reportar casos de assédio no transporte, na rua ou até em
estações ou pontos de ônibus. O novo aviso se junta a outros reportes que podem
ser feitos na plataforma, como aviso de lotação, atrasos, desatualização, má
conservação, entre outros.
A nova funcionalidade do app está
disponível para Android,
por enquanto, e será lançada para iOS em breve. Ela mostra o passo a passo de
como fazer uma denúncia e entrar em contato com as autoridades. As opções vão
desde localizar os pontos de apoio à mulher nas estações de trem e metrô de São
Paulo ou ligar diretamente para o número 156, da Prefeitura de São Paulo, onde
há uma equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
devidamente treinada para acolher denúncias de assédio. Contudo, caso a
denunciante se sinta mais segura, pode reportar o ocorrido diretamente pela
plataforma, sem a necessidade de utilizar o telefone.
O Quicko App ainda mantém o apoio à
pessoa que fez a denúncia, enviado pop-ups diretamente no app, reforçando a
necessidade de alertar as autoridades e passando mais canais para informações.
Além disso, todos os dados registrados na plataforma da Quicko serão
disponibilizados à Secretaria, para ajudar na definição de políticas públicas e
campanhas de combate ao assédio em toda a cidade.
Para Carolina Badaró, COO da Quicko, a
ferramenta é extremamente importante para prevenir abusos dentro do transporte
público. “Trazemos mais uma ferramenta importante para a cidade. A Quicko quer
criar uma mobilidade para pessoas, independentemente do transporte. E não há
mobilidade sem liberdade de locomoção. As mulheres sentem medo na rua e são
maioria no transporte e transitando pela cidade. O ‘Aviso de Assédio’ é mais
uma forma de apoiarmos as mulheres”, explica.
“Nossa cidade possui uma ampla rede de
apoio às mulheres vítimas de violência, que atende diariamente vítimas de
assédio e de abusos diversos. Estamos sempre trabalhando para amplificar a
mensagem de que as mulheres devem sim denunciar e sempre buscar ajuda. Vejo com
muito bons olhos essa iniciativa que deve alcançar ainda mais mulheres que
podem estar em situações de abuso”, diz a secretária municipal de Direitos
Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.
No link,
passo a passo como utilizar o “Aviso de Assédio” do Quicko App. O Quicko App
está disponível gratuitamente para Android.
SOBRE A QUICKO (http://www.quicko.com.br)
A Quicko é uma startup brasileira de
mobilidade urbana que proporciona ao usuário uma verdadeira experiência durante
sua jornada pela cidade. Oferecendo mobilidade como um serviço (MaaS), o app
integra, em tempo real, diferentes rotas por meio de diferentes meios de
transporte, permitindo que o usuário possa escolher de forma fácil e simples
como se deslocar pela cidade. O app possui ainda ferramentas de reportes onde é
possível compartilhar informações de lotação, atraso ou lentidão, além de
compartilhamento de rotas. Garantindo uma jornada mais rápida e
conveniente, o app possui informações em tempo real sobre os acontecimentos no
transporte e por meio da central de benefícios, o usuário encontra facilidades
durante a sua jornada como a compra de passagens para o bilhete.
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