Revendedoras de veículos seminovos se preparam para retorno dos clientes às lojas
Com o avanço na vacinação, clientes aquecem demanda por compras presenciais. Lojas se adaptam ao modelo híbrido de vendas com atendimento personalizado ao cliente e investem em modelo híbrido de vendas.
Cleber Rabelo Rezende e o vendedor Abreu
O mercado de veículos seminovos tem percebido
nas últimas semanas, um aumento de clientes que preferem realizar a compra
presencial nas revendedoras. Para atender o retorno dessa demanda, obedecendo
todos os protocolos de segurança, as empresas estão se adequando. Na Carbig.com,
por exemplo, a preocupação com a segurança e o conforto do cliente faz parte da
rotina das 12 lojas espalhadas pela cidade.
A pandemia do novo coronavírus trouxe um novo
modelo de vendas e atendimento ao cliente. Empresas do varejo, que passaram boa
parte do tempo fechadas, tiveram que avançar no mercado online e investiram
pesado no comércio pela internet. Para conquistar o cliente e promover as
vendas, foi necessário muita criatividade. O comércio de carros usados, teve
que se reinventar. “Sem a presença constante do cliente na loja física, foi
necessário investir em plataformas online ainda mais eficientes, videochamadas
com consultores, test drive em casa e até entrega do veículo em domicilio”,
lembra Felipe Pessoa, diretor da Carbig.com.
No entanto, após seis meses da campanha de
vacinação contra a Covid-19 no Brasil e abertura de vários setores do comércio,
as lojas investem na preparação para o retorno dos clientes presenciais. “O
cliente de um veículo seminovo é diferente de um zero km. Ele gosta de vir até
à loja, de tirar as dúvidas com os consultores pessoalmente e ter a certeza de
que está fazendo um bom negócio. Já estamos percebendo essa volta dos cliente
às lojas. Inclusive estávamos com saudades deles. O brasileiro é um povo
caloroso, que gosta de dar e receber afeto. Nós não vamos deixar de ser
digitais, mas vamos proporcionar ao cliente a melhor experiência que ele quiser
ter na loja”, conta o coordenador de vendas da Carbig Contorno, Rodrigo Lage
Santana.
Para Felipe Pessoa, o modelo de vendas da
Carbig é híbrido, ou seja, com possibilidade de começar o negócio pela internet
e fechá-lo pessoalmente ou vice-versa. “É o cliente que escolhe o que for
melhor para ele neste momento. Ainda estamos em pandemia e o nosso intuito é
oferecer a melhor experiência, com conforto, segurança e comodidade. Estamos
com nossas lojas preparadas para atender com eficiência tanto no presencial
como no ambiente online”.
O médico Ricardo Antônio Duarte foi um dos
clientes que fechou negócio em modelo híbrido na Carbig. Ricardo começou a sua
procura por um Honda Civic pela internet. No site da Carbig.com ele deixou uma
mensagem que foi captada pelo BDC da empresa, uma espécie de central de vendas.
Em poucos minutos, o consultor entrou em contato com ele. “Peguei algumas
orientações do veículo que vi na internet com o vendedor por whatsApp. No mesmo
dia combinei de passar na loja da Contorno e acabei comprando o carro seminovo
que tinha gostado”, lembra.
O representante comercial Cleber Rabelo
Rezende, também fez questão de ir até uma loja presencial para comprar um novo
carro. “Eu estava procurando pelo modelo City. Um amigo me ajudou nas buscas
pela internet. Liguei para o vendedor e marquei de ir ver. Mas só consegui ir
no outro dia e o carro foi vendido. Mas acabei olhando outro na loja e fiquei
bastante satisfeito com que comprei, um Corolla 2017/2018. Ele estava bem na
entrada da loja. Se eu não estivesse ali presencialmente talvez não teria
comprado”, diz.
Na Carbig.com, maior revendedora de carros
seminovos de Minas Gerais, algumas estratégias estão sendo tomadas neste
retorno. A empresa investiu em novos totens digitais com tela dupla. “Na
primeira tela temos todas as opções de veículos de nossas 12 lojas e site e na
tela abaixo estão as ofertas da loja visitada. O totem é touch screen e
totalmente interativo. O cliente consegue fazer a pesquisa ao lado do consultor
e se não tem um veículo na loja a gente consegue achar em outra. Isso também
pode ser feito no site, mas faz muita diferença estarmos ali do lado do nosso
cliente”, explica Rodrigo Lage.
O coordenador de vendas também relata que todos
os protocolos de segurança estão sendo seguidos e foram intensificados. “Os
carros são higienizados, temos álcool em gel em todos os cantos e também
higienizamos na frente do cliente a cadeira em que ele for sentar. Parece
normal, mas muita gente vem aqui e fica muito satisfeita com esses cuidados e
acolhimento. As pessoas não compram somente carros, elas compram experiência”.
Lage também ressalta que a Carbig.com tem um
Comitê de Covid e preza pela saúde de seus colaboradores. “Nós temos uma
campanha interna de incentivo à vacinação. Enviamos aos colaboradores as
informações divulgadas pela Secretaria de Saúde sobre as convocações da
população e os dias e horários. Pensando na segurança de todos a gente
incentiva a vacinação”, conclui.
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