Soluções de despesas digitais estão transformando a experiência do colaborador
Por Alfredo Bernacchi*
Já falamos muito sobre os millennials
(nascidos a partir dos anos 80 até o fim da década de 90), a geração que
cresceu acompanhando a evolução da internet e a digitalização de processos,
utiliza a internet desde fonte de informação e entretenimento e até mesmo para
o trabalho.
Atualmente, os millenials ocupam metade
dos postos de trabalho no mercado, que ainda nem conseguiu se adaptar à vida
digital ativa dessa geração e já está encarando um novo desafio: a geração Z
agora também está entrando nele.
Se para a geração anterior a internet
foi um meio para resolver diversos problemas do dia a dia, para a geração Z não
existe solução que não esteja online. Trata-se de um perfil criativo,
pragmático e que busca flexibilidade e experiências no ambiente de trabalho.
Experiência do colaborador não é só o
trabalho
Quando tratamos de estratégias que geram
uma experiência satisfatória do colaborador (employee experience), o foco não é
unicamente o resultado que ele pode entregar à empresa, mas também melhorar a
relação que o funcionário tem com a organização. Deve-se pensar em
soluções que fortaleçam o sentimento de pertencimento em cada um deles.
Tudo isso impacta na redução de
absenteísmo, na retenção de talentos e no ganho de produtividade. Quanto
melhores as experiências proporcionadas, mais alinhado o colaborador se sente
aos objetivos da organização.
4 soluções de despesas digitais para
otimizar a employee experience
Independente da natureza do negócio, é
possível proporcionar uma boa experiência ao colaborador, desde ações que o
valorizem e deem a ele a oportunidade de crescimento profissional, à adoção de
soluções para despesas digitais que simplifiquem algumas atividades que ele
precisa fazer frequentemente no trabalho.
- Gestão via aplicativo
A gestão digital de equipes
remotas já é realidade para inúmeras empresas. Por isso, não é de
surpreender que as despesas também sejam controladas via aplicativo, como
proporciona a solução Edenred Wallet. Essa alternativa facilita a vida de quem
trabalha no financeiro, no RH e em outros setores que necessitam dinamizar
e desburocratizar despesas corporativas. Essas são apenas duas
situações que servem de exemplo para entender que é possível lançar mão do
digital para processos complexos de gestão e beneficiar times.
- Cartões com tecnologia
contactless
Outra tecnologia que ajuda na
desburocratização e agilidade dos pagamentos de despesas diversas é
a contactless, do Ticket Empresarial. Trata-se de uma tecnologia que
permite o uso do cartão corporativo por aproximação na máquina.
Ela é perfeita para o dia a dia
profissional do colaborador e para ações de rotina da empresa, como compra de
material de escritório (papelaria e similares), pagamento de serviços de
entrega, viagens em aplicativos de mobilidade e almoços corporativos.
E não podemos deixar de observar o
aumento considerável no uso dessa tecnologia nos últimos meses. Dados
da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e
Serviços) informam que as transações por meio dos pagamentos por aproximação passaram
de 22,6 milhões, em janeiro de 2020, para 114 milhões em dezembro do mesmo ano.
É inegável que
a pandemia impulsionou a adoção do pagamento por aproximação, afinal,
esse método diminui ou mesmo elimina a necessidade do usuário de tocar na
maquininha de cartão. A utilização da tecnologia é, inclusive, recomendada pela
Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Cartão pré-pago corporativo
Os cartões
corporativos apresentam diversos benefícios ao funcionário e ao
empregador. É um item que oferece segurança e muita praticidade no
manuseio de recursos da empresa, em que o colaborador não precisa lançar mão de
recurso próprio para arcar com os gastos em situações corporativas, como
viagens, reuniões e outros eventos.
Como funciona? Com o Ticket Empresarial,
por exemplo, o empregador ou gestor credita um valor no cartão para aquela
atividade e o funcionário poderá custear hospedagem, deslocamento e
alimentação, registrá-los em aplicativo próprio do cartão, inclusive
adicionando uma foto da nota fiscal, tornando todo o processo muito mais rápido
e seguro para todos. A movimentação do cartão pode ser monitorada pelo
empregador por meio de relatórios que vão mostrar como e quando os recursos
estão sendo gastos pelo funcionário.
- Cartão White Label
Com o apoio da Edenred Soluções
Pré-Pagas, é possível, ainda, oferecer todas essas soluções acima de forma
personalizada para elevar o espírito de pertencimento dos colaboradores, por
meio de um cartão ”White Label”. A solução oferece à empresa a possibilidade
de personalizar o cartão com sua identidade visual, gerando um fator de
exclusividade para as pessoas da organização e potencializando o sentimento de
comunidade e orgulho em torno da marca do negócio.
Além disso, permite segmentar o uso do
cartão por tipos de estabelecimento, horários, dias e muitas outras opções,
conforme a necessidade de cada empresa. Ao passo que valoriza a marca da
organização, um cartão de pagamento com a cara do negócio leva a empresa a
estar junto do colaborador em quaisquer momentos da sua rotina.
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