Após se reinventar, startup Venuxx quintuplica de tamanho
Primeira solução de logística personalizada do Brasil registra expansão expressiva de janeiro a junho e já soma mais de 40 mil entregas focadas na experiência do cliente.
A Venuxx é primeira solução de logística
personalizada do Brasil, capaz de conectar uma rede de mulheres especialistas e
capacitadas – e seus veículos – para atuar como plataforma de entrega de alto
valor agregado. Modelo de negócio que foi lançado há pouco mais de um ano,
quando a startup
precisou se reinventar para seguir no mercado, e já rende resultados
importantes. Nos últimos 12 meses, a empresa superou 40 mil entregas focadas na
experiência do cliente e mais de R$ 10 milhões em cargas transportadas. Está
presente em todos estados, exceto no Acre, e, entre janeiro e junho, aumentou seu
tamanho em cinco vezes, o que reforça que a nova estratégia foi acertada.
A mudança de rota surgiu das
dificuldades de competir em um segmento dominado por gigantes como Uber e 99. A
startup nasceu em
2016, com a proposta de oferecer serviço de transporte individualizado, feito
somente por motoristas mulheres e para atender apenas passageiras. Em função da
concorrência acirrada, houve a necessidade de traçar outros caminhos, e a
decisão foi deixar de ser um aplicativo para o consumidor final e fazer um recorte
do mercado, a fim de definir segmentos empresariais que precisavam de mais
cuidado e segurança no trajeto de seus produtos. Ou seja, demandam um
transporte especializado e com valor agregado. As medidas de isolamento social,
determinadas em função da pandemia, também acabaram contribuindo para o novo
posicionamento, pois muitos lojistas foram obrigados a efetuar as vendas
exclusivamente pelos canais digitais.
A COO e cofundadora da Venuxx, Gabrielle
Jaquier, explica que, desde então, a startup
tem acompanhado esse processo evolutivo do mercado de logística e “atacado”
diversas frentes de inovação para melhorar o processo de entrega no Brasil, por
exemplo o ship from store
(conceito que busca integrar lojas físicas e virtuais, ao utilizar estoques
integrados), muito falado atualmente, mas ainda incipiente no país. “As
empresas estão cada vez mais usando estratégias diferenciadas para alcançar
eficiência de custo e, principalmente, para melhorar a experiência do cliente.
E é aqui que entramos, com nossas especialistas, capacitadas e treinadas para
realizar a entrega de acordo com a necessidade de cada cliente”, destaca.
Atualmente, a Venuxx fornece aos
contratantes um software
customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a
comunicação com os consumidores. Os serviços são prestados em conformidade com
as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa. “Nós cuidamos de
toda a logística, personalizando o atendimento, para que o cliente corporativo
tenha tranquilidade para focar no seu core
business. Adicionalmente, criamos uma relação mais humana, próxima
e descomplicada”, completa Gabrielle.
Diferenciação
Ela informa que os
clientes da startup, que
é investida do BMG UpTech, registram uma melhora de mais de 20%, em média, nos
indicadores de insucesso, e acima dos 30%, nos indicadores de NPS (Net Promoter Score), que é a
metodologia de pesquisa utilizada para medir a lealdade do consumidor final. Os
dados evidenciam a necessidade do mercado de começar a se diferenciar no processo
de entrega. Hoje, os principais segmentos atendidos pela Venuxx são Joias,
Cosméticos, Moda, Tecnologia, Chocolates Finos, entre outros que demandam uma
melhor experiência de entrega.
A Venuxx possui também um olhar para a
sustentabilidade, posicionando-se como uma empresa amiga do planeta. Atua por
meio de uma logística “carbo neutro”, medindo e neutralizando 100% das emissões
de gases de efeito estufa emitidas com as suas frotas e entregas. Isso
significa que todos os serviços realizados para os clientes já tiveram o CO2
compensado, o que atende às exigências da sociedade, mas é também um
compromisso com a preservação do ecossistema para as atuais e futuras gerações.
Sobre o BMG UpTech
Corporate venture do Grupo BMG – um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do país – com foco na inovação. Basicamente, o BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado, ou seja, com possíveis compradores das soluções. A empresa já realizou mais de 800 investimentos em startups no Brasil e Estados Unidos, juntamente à Bossa Nova Investimentos, companhia de microventure capital da qual é sócio.
Nenhum comentário