Mercado imobiliário segue aquecido mesmo durante a pandemia, e vendas continuam acontecendo 100% online
Adaptar, reinventar e recomeçar. A
pandemia e o isolamento social quebraram muitos tabus em relação ao comércio
online. O hábito de comprar comida, roupas, móveis, medicamentos e eletrônicos
foi estendido até chegar ao mercado imobiliário na aquisição da casa própria.
Isso aconteceu porque a impossibilidade de realizar visitas presenciais fez com
que algumas incorporadoras adaptassem o sistema, levando a experiência completa
para o digital. Da publicidade online, escolha do imóvel, simulação e aprovação
do crédito, negociação da proposta e assinatura do contrato digital, tudo pode
ser feito à distância e 100% digital.
Mas, muito antes da pandemia, a Planet
Smart City já investia no processo de compra digital, que inclui tour virtual,
videochamada e assinatura eletrônica de contratos. Com o isolamento social, o
sistema de atendimento à distância foi apenas intensificado, uma vez que a
equipe recebeu uma grande demanda de clientes interessados em adquirir um lote
ou casa em uma das cidades inteligentes administradas pela empresa por meio de
campanhas em redes sociais. As vendas, sem a necessidade da presença do cliente
no escritório, é de aproximadamente 96% para lotes e 30% para casas.
Foto/Divulgação |
Edson Borba, Diretor Comercial da Planet
Smart City no Brasil, explica que o primeiro passo foi investir em marketing
digital para impactar o cliente nas redes sociais. “O processo de compra começa
quando o cliente é impactado pelas nossas campanhas. Realizamos anúncios nas
redes sociais procurando chamar a atenção de diferentes clientes em regiões
distintas. Entendemos que ninguém entra na rede social para comprar imóvel, e
por trás disso, tem um amplo trabalho do time de marketing para divulgar o
melhor anúncio. Uma vez impactado, o cliente preenche o formulário e é
encaminhado para um consultor. É aí que começamos as negociações”, explica.
A empresa que afirma querer mudar o
jeito das pessoas morarem, também quer mudar o formato das pessoas comprarem.
Por isso, investiu em um treinamento personalizado, onde os corretores seguem
uma técnica de atendimento desenvolvido internamente. O método foi criado com
base em estratégias de vendas, matemática financeira, psicologia e dicas dos
vendedores que mais se destacam na empresa. “Após um longo estudo percebemos
que a principal barreira para venda a distância era a falta de confiança por
conta dos textos prontos e a dúvida se o negócio era ou não real. Investimos na
comunicação do nosso site e nas redes sociais, além de incluirmos todas as
nossas referências que nos ajudam a passar credibilidade necessária para tornar
esse cliente o nosso morador”, diz Borba.
O diretor comercial explica que as
negociações podem acontecer por WhatsApp, ligações ou por chamada de vídeo
direto do escritório, do próprio terreno ou da casa que está sendo negociada.
Basta o cliente sinalizar que o corretor faz acontecer da melhor forma.
Além do atendimento personalizado e do
marketing imobiliário, a empresa dispõe de um simulador de vendas online,
que permite realizar cotações e saber previamente o valor de entrada e das
parcelas das propriedades à venda. A proptech ainda conta com o DocuSign, uma
ferramenta terceirizada para assinatura digital de contratos que é aceita no
mundo todo e atende os padrões regulamentares e jurídicos obrigatórios. A
facilidade está presente em 188 países e é utilizada por clientes como Visa,
Facebook, Apple, Uber, iFood, Samsung, entre outros. Essa funcionalidade
permite que a empresa assine em média 250 contratos de lotes por mês, por
exemplo.
Foto/Divulgação |
Susanna Marchionni, CEO no Brasil da
Planet Smart City, também ressalta a importância do aplicativo Planet App,
disponível gratuitamente, que ajuda o cliente a ter uma prévia sobre o conceito
de viver em uma cidade inteligente e inclusiva para quem ainda está pesquisando
o empreendimento. As câmeras que monitoram as áreas comuns dão uma ideia de
como é a rotina dos moradores.
Sobre a Planet Smart City:
A empresa proptech Planet Smart City
projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais
do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços
acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet
melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em
integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação
social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são
apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que
permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.
O grupo fundado em 2015 pelos
especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni é
líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, e tem sede em Londres, com
escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e India. A Planet está executando um
ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo
até 2023.
A proposta única da Planet se tornou
realidade no Brasil, onde estão sendo construídos projetos horizontais -
Smart City Laguna (CE), Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE) -
e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o
parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart.
Mais informações em: www.planetsmartcity.com.br
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